Créditos: Foto: Adrenaline

Intel confirma 11ª geração de CPUs para desktop, Rocket LAke, para 2021

Processadores trarão o suporte ao PCIe 4.0

A Intel oficializou o lançamento da nova geração de processadores Core, a 11ª codinome Rocket Lake. Os novos produtos chegarão no início de 2021, de acordo com post de John Bonini - Intel’s VP and GM of Client Computing Group Desktop, Workstations and Gaming no Medium.

O anúncio não foi muito longe em detalhes, mas já tem uma informação confirmada: a nova geração trará suporte ao PCI Express 4.0. Esse movimento já era esperado, considerando que muitas placas chipset 400 já traziam suporte para essa tecnologia, apesar de ironicamente os processadores da 10ª geração, disponíveis no momento para esse chipset, não trazerem compatibilidade.

Apesar da Intel ainda não confirmar, isso deixa evidente que o soquete atual, o LGA 1200, e os chipsets 400, atualmente disponíveis para Comet Lake, devem ser compatíveis com os novos CPUs Rocket Lake, mantendo o atual fluxo da empresa de dar suporte a duas gerações de processadores em uma plataforma de mainboards.

Com exceção do suporte ao PCIe 4.0 e a chegada no início do ano que vem, o restante que conhecemos sobre essa linha é especulação. De acordo com os rumores, essa linha teria como configuração máxima os 8 núcleos e 16 threads, apesar da introdução do modelo 10/20 na série 10.

A linha deve manter a litografia em 14 nanômetros, apesar da introdução dos 10nm em CPUs para dispositivos ultrafinos. Possivelmente o motivo é que a empresa esteja alcançando mais performance na litografia de 14nm comparado aos 10nm, e diferente de CPUs para ultrafinos, como os Ice Laek, o foco da Rocket Lake-S é alta performance com um TDP disponível bem mais alto.

  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Bingo pré-lançamento Radeon RX 6000. A Big Navi vai ser:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.