Créditos: Divulgação/Nvidia

Nvidia apresenta DPUs BlueField-2 para data centers

Empresa também anunciou kit de desenvolvimento de software Nvidia DOCA

A Nvidia anunciou as DPUs BlueField-2, sua nova família de unidades de processamento de dados com suporte ao software DOCA, uma nova arquitetura de infra-estrutura em um chip de data center que promete maior desempenho de rede, armazenamento e segurança. O hardware é otimizado para reduzir a carga das CPUs em tarefas importantes de rede, e tem o objetivo de fornecer aceleração para data centres. As DPUs são totalmente programáveis e contam com o recurso de segurança “Zero-Trust” para evitar violações de dados e ataques cibernéticos.

De acordo com a empresa, uma DPU BlueField-2 pode fornecer os mesmos serviços de data center que podem consumir até 125 núcleos de CPU. Isso libera núcleos de CPU para executar uma ampla variedade de outras aplicações empresariais. A linha atual de DPUs Nvidia tem dois produtos PCIe: BlueField-2 e BlueField-2X.

DPU Nvidia BlueField-2
Conta com todos os recursos da Nvidia Mellanox ConnectX-6 Dx SmartNIC, além dos potentes núcleos Arm. Totalmente programável, ela oferece taxas de transferência de dados de 200 gigabits por segundo e acelera as principais tarefas de segurança, rede e armazenamento do data center, inclusive as de isolamento, confiança no “root”, “key management”, RDMA/RoCE, GPU Direct, armazenamento elástico em bloco, compactação de dados e mais.

DPU Nvidia BlueField-2X
Conta com todos os principais recursos de uma DPU BlueField-2, oferece também os recursos de IA das GPUs Ampere que podem ser aplicados a tarefas de segurança, rede e armazenamento do data center. A DPU é capaz de usar IA para realizar análises de segurança em tempo real, como a identificação de tráfego irregular, que pode indicar o roubo de dados confidenciais, análise de tráfego criptografado na velocidade de linha, introspecção do host para identificar atividades mal-intencionadas, orquestração dinâmica de segurança e respostas automatizadas.

- Continua após a publicidade -

Software Nvidia DOCA
O Nvidia DOCA SDK permite aos desenvolvedores criar softwares em serviços de infraestrutura de data center acelerados por DPU da mesma maneira que o modelo de programação CUDA garante que os desenvolvedores criem softwares acelerados por GPU. Ele está disponível para parceiros de acesso antecipado agora

Fabricantes e disponibilidade
Os principais fabricantes de servidores, como ASUS, Atos, Dell Technologies, Fujitsu, GIGABYTE, H3C, Inspur, Lenovo, Quanta/QCT e Supermicro, planejam integrar as DPUs Nvidia a suas soluções de servidores empresariais. 

As DPUs BlueField-2 estão em fase de testes agora e devem ser apresentadas em novos sistemas dos principais fabricantes de servidores em 2021. DPUs BlueField-2X estão em desenvolvimento e também devem estar disponíveis em 2021.

Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.