Índice do Artigo

Games

Microsoft se mostra a frente da Sony no sistema de retrocompatibilidade

Microsoft se mostra a frente da Sony no sistema de retrocompatibilidade
Créditos: Divulgação/ Microsoft

A função de retrocompatibilidade com games nos consoles de próxima geração é um ponto muito importante. Apesar de tanto a Sony quanto a Microsoft já terem confirmado essa opção, o PlayStation 5 ainda não explica como isso vai acontecer. Já os novos Xbox Series X e S deixam isso bastante explícito, mencionando como a desenvolvedora está criando a tecnologia Smart Delivery.

Retrocompatibilidade Xbox – Smart Delivery

Para entender melhor como esse sistema irá acontecer, o site Kotaku procurou as duas empresas, bem como algumas desenvolvedoras. A Microsoft respondeu com prontidão, informando sobre como os games das gerações atuais vão poder ser jogados nos novos consoles sem problemas. Já a Sony não retornou o contato, deixando os jogadores sem uma explicação da função, mais uma vez.

A Microsoft já desenvolveu e lançou um site específico para falar sobre a retrocompatibilidade. Na entrevista, a empresa reiterou as informações que já estão presentes na sua página. Os jogadores vão poder manter a sua evolução salva e jogar em novos consoles, iniciando de onde pararam. A diferença será apenas na otimização dos gráficos nos novos dispositivos.

“Alguns jogos foram Otimizados para Xbox One X, aproveitando a capacidade adicional do console para oferecer resolução mail alta, melhorar a filtragem de textura e detalhes de cores expandidas. Experimente franquias de jogos de várias gerações e se divirta com os títulos que você possui e ama sem custo adicional. Para jogos do Xbox 360, mantenha seus jogos salvos, complementos, conquistas e pontuações do jogo. E com o Xbox Live Gold, jogue jogos multijogador com amigos que possuam Xbox One e Xbox 360. Xbox One é o único local onde você pode jogar os melhores jogos do passado, do presente e do futuro”
– Descrição de retrocompatibilidade da Microsoft com as atuais gerações Xbox One 

Alguns títulos já tem a confirmação da atualização para a nova geração. Alguns deles são: Xbox de Assassin’s Creed Valhalla , Call of Duty: Black Ops Cold War. Há ainda uma série de outros títulos que também vão poder ser jogados de forma otimizada no novo console. A Microsoft promete que a lista será ainda maior.

Games confirmados para Xbox Series X e S:

  • Assassin’s Creed Valhalla;
  • Call of Duty: Black Ops Cold War;
  • DIRT 5;
  • Marvel’s Avengers;
  • Yakuza: Like a Dragon;
  • Halo Infinite;
  • Gears 5;
  • Borderlands 3;
  • Cyberpunk 2077;
  • Destiny 2;
  • Far Cry 6;
  • Watch Dogs: Legion;
  • Ori and the Will of the Wisps;
  • Psychonauts 2.

A Microsoft afirma que o Smart Delivery garante que os jogos tenham atualização e otimização gratuita para os novos consoles. Essa tecnologia garante que os jogos lançados para as gerações atuais consigam ter o melhor desempenho, esperado para os consoles de próxima geração.

A situação da Sony é totalmente diferente. A empresa ainda não deu nenhuma explicação sobre como pretende fazer essa entrega dos games na nova geração. A empresa não tem um plano definido, como o Smart Delivery da Microsoft, e não responde as questões sobre como irá funcionar a retrocompatibilidade. Não há também a confirmação que os games terão a evolução salva na troca para o PS5.

O que se sabe até o momento é que a empresa está deixando esse sistema a cargo das desenvolvedoras, de forma individual. Alguns poucos títulos já confirmaram que irão salvar a evolução na migração dos consoles. São eles: Spider-Man: Miles Morales , Call of Duty: Black Ops Guerra Fria , e Avengers da Marvel. Diferente da lista da Microsoft, a quantidade dos títulos é significativa menor.

Para usar uma desenvolvedora como exemplo, o Kotaku falou com a Ubisoft. A desenvolvedora já lançou um sistema de progressão cruzada por meio das contas próprias da empresa no início de 2020. Apesar de não haver uma descrição específica para os consoles da Sony, pode ser que a empesa use essa estrutura existente para manter a progressão dos jogadores, independente da plataforma. Mas, para isso, seria necessário o login na conta da Ubisoft.

Há ainda títulos confirmados no Smart Delivery da Microsoft, mas que não vão oferecer os mesmos benefícios no PS5. Esse é o caso de DIRT 5 e Yakuza: Like a Dragon. Eles confirmaram que utilizarão o Smart Delivery no Xbox Series X, mas nenhum dos jogos suportará a transferência de salvamentos do PlayStation 4 para o PlayStation 5.

Pode ser que toda essa situação seja resolvida com um comunicado oficial da Sony, falando sobre como planeja fazer a retrocompatibilidade. Apesar disso, o que sabemos até o momento, é que a Microsoft está consideravelmente avançada nesse sistema que a sua concorrente. 

YouTube video

Via: Kotaku

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções