Créditos: Divulgação: AMD

AMD registra Infinity Cache: tecnologia das Radeon RDNA2 e Big Navi?

Nome pode dar pistas que um novo tipo de tecnologia será usado nas memórias cache

Estamos nos aproximando do lançamento da nova geração de placas de vídeo da AMD, as Radeon RX 6000, que irão estrear a arquitetura RDNA2, e começamos a ver alguns indícios das novidades que podem estar a caminho.

Quem fez o achado foi o usuário no twitter @momomo_us, que encontrou uma marca registrada pela AMD. Esse registro faz referência ao termo "Infinity Cache".

De acordo com o Videocardz, o nome interno dessa tecnologia era outro, mas como o registro aconteceu há três dias atrás, pode ter sido mudado recentemente.

Infinity Cache faz uma clara alusão ao Infinity Fabric, tecnologia que é essencial na atual estruturação dos processadores Ryzen. No mundo dos CPUs, o Infinity Fabric é a estrutura que conecta múltiplas estruturas de memórias e núcleos de processamento, possibilitando para a empresa escalonar seus projetos com chips que vão desde um modesto Ryzen 3 com um CCX e 4 núcleos até um Ryzen Threadripper com 8 CCXs e nada menos que 64 núcleos (!?) de forma coerente e eficiente.

- Continua após a publicidade -

Dessa forma, podemos especular uma tecnologia que interligue múltiplos núcleos de processamento gráficos e memórias cache, viabilizando estruturas mais robustas e escalonáveis. Antes de alguém imaginar um monstro com múltiplas GPUs, é bom lembra que latências são um problema do Infinity Fabric, e que seu efeito que já é negativo em processadores, seria ainda pior em chips gráficos que demandam baixíssimas latências.

O evento de lançamento das novas Radeon está marcado para o dia 28. No momento temos rumores indicando que o modelo topo de linha será a RX 6900, com 16GB de memória GDDR6 operando em 256-bit (a RTX 3080 usa 320-bit), uma interface de memória relativamente modesta considerando que é o produto topo da linha, mas é justamente aí que a surpresa na manga de Lisa Su, CEO da AMD, pode ser apresentada com uma nova tecnologia de comunicação das memórias.

Antes disso, nessa quinta-feira (08/10) terá um evento apresentando a nova geração de processadores da AMD, os Ryzen 5000, baseados na nova microarquitetura Zen3 e que Lisa Su já prometeu ser "recorde de performance". Iremos acompanhar ao vivo esse anúncio, então fique de olho no nosso canal no YouTube ou aqui no site para ver quando começa a transmissão!

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Bingo pré-lançamento Radeon RX 6000. A Big Navi vai ser:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.