Créditos: Divulgação/Sony

PlayStation 5 pode contar com 664 GB de espaço livre para o armazenamento dos jogos [Rumor]

Arquivos do sistema devem ocupar cerca de 128 GB do SSD do console

Estamos nos aproximando do esperado lançamento dos consoles de próxima geração por parte de Microsoft e Sony, e muitos dos jogadores que pensam em contar com um dos novos videogames já estão fazendo as contas para saber quais jogos optará por instalar em seus SSDs.

Para aqueles que irão atrás de um PlayStation 5, a Sony já confirmou desde o ano passado que seu console contará com um SSD ultra-rápido de 825 GB, entretanto, parece que ele não estará disponível por completo para o uso dos jogadores. Segundo uma imagem vazada tirada por um usuário russo, que já estaria em posse de um PS5, o armazenamento livre do console para instalação de jogos e afins seria de 664 GB.

Com isso, se pressupõem que 128 GB do SSD, cerca de 15% do armazenamento total disponibilizado pelo SSD do console, esta sendo reservado para arquivos do sistema operacional e outros recursos essenciais. Como apontado pelo site TweakTown, um dos motivos pelo qual a Sony tenha optado por reservar tanto espaço apenas para o sistema seria para utilização do buffer de memória RAM virtual, que ajudaria a acelerar e processar dados e texturas de forma eficiente.

Em comparação com seu principal rival, o Xbox Series X, o console da Microsoft leva uma boa vantagem nesse quesito, onde é oferecido um SSD de 1 TB, com 800 GB livre para o usuário instalar seus jogos e aplicativos.

- Continua após a publicidade -

Entretanto, algo que conta a favor do PS5 é a possibilidade de instalar um SSD PCI-Express 4.0 de qualquer marca, desde que o mesmo atenda os requisitos de velocidade de leitura e escrita exigidos pela Sony. Já pelo lado verde da força, a Microsoft optou por desenvolver um SSD de expansão proprietário, onde um dos modelos já anunciados, da Seagate, chegará ao mercado brasileiro por R$ 2.299 (modelo de 1TB).

Além de revelar o espaço livre do armazenamento do PlayStation 5, é possível verificar também o tamanho de Astro's Playroom. O título da Sony Interactive Entertainment, que virá pré-instalado no console, ocupará apenas 2,38 GB, entretanto, não se sabe ainda se será possível desinstalar o game.

Com os games ficando cada vez maiores, vide o melhor exemplo disso Call of Duty: Modern Warfare e seus 250 GB, quem for comprar um dos novos consoles terá que pensar bem em quais títulos instalará em seus videogames. O PlayStation 5 chegará ao mercado brasileiro no dia 19 de novembro, com valores a partir de R$ 4.499 (versão All Digital).

Fonte: GameReactor, TweakTown
  • Redator: Pedro Henrique

    Pedro Henrique

    Formado em Informática e tecnólogo em Jogos Digitais, amante de games (principalmente os de corrida), curte uns hardwares e assim como Pink e o Cérebro, buscando o plano para dominar o mundo.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.