Créditos: Nvidia

NVIDIA anuncia beta aberto do Ommniverse, que permite cooperação à distância

O Omniverse é uma plataforma de simulação 3D que utiliza um padrão da Pixar; nele, seus usuários podem colaborar em tempo real

A plataforma NVIDIA Omniverse vai iniciar um programa de versões Beta abertas e estará disponível para download no final de 2020. É uma possibilidade para que designers, arquitetos e outros profissionais de criação contribuam com a melhoria do Omniverse.
 
Omniverse é a primeira plataforma do mundo de simulação 3D e colaboração baseada na NVIDIA RTX, além de misturar ambientes físicos e virtuais para simular e modelar a realidade em tempo real e com detalhes fotorrealistas. 

Créditos: Nvidia

Com ela, equipes remotas podem trabalhar simultaneamente em projetos. Arquitetos, por exemplo, podem colaborar com seus colegas usando interações no design 3D de uma construção, já os animadores podem cooperar em cenas 3D e engenheiros, trabalhar em veículos autônomos, com a edição em grupo de um projeto gráfico on-line.
 
A versão beta aberta do Omniverse ocorre após um ano de acesso antecipado, no qual Ericsson, Foster + Partners, ILM, e mais de 40 outras empresas, além de cerca de 400 profissionais de criação e desenvolvedores individuais, avaliaram a plataforma e forneceram feedback para a equipe de engenharia da NVIDIA.

 

- Continua após a publicidade -

Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA, afirmou que “os mundos físico e virtual vão convergir cada vez mais”. Ele revelou a versão Beta aberta no keynote digital de abertura da GPU Technology Conference. 
 

O Omniverse oferece a equipes de profissionais de criação espalhados ao redor do mundo, ou que estão apenas trabalhando em casa, a capacidade de colaborar em um único design com a facilidade da edição de um documento. É como o início do Holodeck de Star Trek, só que finalmente concretizado.


 

O software é baseado em um padrão da Pixar, o Universal Scene Description (USD), principal formato para o intercâmbio entre aplicações 3D. A plataforma também usa as tecnologias da NVIDIA, como renderização fotorrealista em tempo real, física, materiais e fluxos de trabalho interativos entre os principais produtos de software 3D do setor.
 
Steve May, o CTO da Pixar, afirmou que já colabora com a NVIDIA há um bom tempo e que as GPUs da empresa foram fundamentais para melhorar o fluxo de produção. 


 

- Continua após a publicidade -

“Além disso, com a adoção do Universal Scene Description da Pixar no Omniverse, essa colaboração só se fortaleceu. Juntos, nós temos o compromisso de promover o avanço da última geração de computação gráfica”, disse.
 
“Omniverse representa a plataforma do futuro para todos os aspectos da produção virtual”, diz Bill Warner, fundador da Avid Technology e presidente da Lightcraft Technology. “Estivemos avaliando ativamente esta plataforma da NVIDIA e tomamos a decisão de basear toda a nossa linha de produtos nesta incrível nova tecnologia”.
 
A lista completa de parceiros de software está disponível aqui.

Tags
  • Redator: Iraci Falavina

    Iraci Falavina

    Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Bingo pré-lançamento Radeon RX 6000. A Big Navi vai ser:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.