Créditos: Polygon

AMD parou de fabricar GPUs da série RX 5700, segundo informações ainda não oficiais

Com a série RX 6000 cada vez mais próxima, empresa começa a enxugar suas linhas

A AMD teria descontinuado a produção de placas de vídeo da série Radeon RX 5700, baseadas em Navi 10. A informação ainda não é oficial, mas vem do site francês Cowcotland e foi replicada pelo VideoCardz, um dos sites mais confiáveis quando o assunto é vazamento de notícias sobre GPUs. Segundo o site, os modelos estão aumentando de preço desde julho, justamente pela diminuição dos estoques.

Enquanto não chega a ser absurda a ideia de uma empresa parar a fabricação de uma geração de GPUs conforme seus novos lançamentos se aproximam, chama a atenção lembrar quais placas a AMD ainda faz enquanto as RX 5700 estariam saindo de linha.

Dentro da geração Navi 10, a linha mais acessível Radeon RX 5600XT ainda está sendo fabricada. A placa foi lançada em janeiro deste ano, nem fez aniversário ainda. Indo para Navi 14, temos modelos Radeon RX 5500 também ainda sendo produzidos. É mais interessante ainda lembrar também que a série RX 500, baseada em Polaris, ainda existe. A arquitetura Polaris 20 teve sua estreia há três anos, em 2017.

Se for confirmada a informação que a série RX 5700 está saindo de linha para dar espaço para as Radeon RX 6000 - baseadas em RDNA 2 - é interessante notar como a AMD está realmente vivendo dos segmentos mais de entrada, aparentemente não querendo deixar suas placas um pouco mais avançadas coexistirem. 

- Continua após a publicidade -

As novas placas de vídeo com RDNA2 vão fazer sua estreia no dia 28 de outubro, no próximo evento já marcado pela AMD. A disponibilidade dos produtos nas lojas deve acontecer logo em novembro, a tempo para a aquecida temporada de férias e natal. Segundo vazamentos recentes, teremos três opções de modelos: uma Radeon RX 6700 XT, uma RX 6800 XT e uma RX 6900 XT. Então, mesmo que as RX 5700 sejam encerradas, pelo menos a AMD está trazendo um número maior de variedades para seu lançamento.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: VideoCardz
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.