Créditos: Expert Reviews e Microsoft

Update do Windows 10 vai começar a monitorar SSDs NVMe para avisar usuários de falhas

Insiders já podem testar recurso que notifica problemas e lembra de fazer backups

O Windows 10 vai passar a monitorar SSDs com tecnologia NVMe para evitar perdas de dados e arquivos importantes em casos de falhas críticas. A ideia não é exatamente evitar que a falha aconteça, mas notificar o usuário que algum problema está acontecendo a tempo dele fazer um backup de seus arquivos.

A novidade foi introduzida na build 20226 do sistema operacional, que já está disponível para o Dev Channel do Insider Preview, o canal que é o primeiro a receber atualizações no programa de testes do Windows

Com o recurso funcionando, você vai usar o computador normalmente, mas se algum mal funcionamento for detectado pelo novo monitoramento, vai aparecer uma notificação avisando que seu dispositivo de armazenamento "pode estar correndo risco de falhar e requer sua atenção". Clicar na notificação vai oferecer mais detalhes sobre a saúde do seu drive. A Microsoft mostra como exemplo uma mensagem que diz "atenção: confiabilidade está degradada. Faça back up de seus dados em caso de falha do drive".

Mas claro que este recurso não é a única mudança trazida pelo update. Uma lista de mudanças menos importantes também pode ser lida no blog oficial do Windows. Elas incluem uma mudança no app Your Phone, para facilitar o gerenciamento de dispositivos quando você adiciona um novo e ainda quer usar o antigo.

- Continua após a publicidade -

Outra novidade que chama a atenção é que as janelas do Bloco de Notas poderão resistir updates e reinicializações, se as configurações estiverem habilitadas para permitir reiniciar apps.

A builc 20226 do Windows 10 começou a ser distribuída para Windows Insiders no dia 30 de setembro, última quarta-feira. Depois dessa primeira fase de testes, a atualização ainda vai passar pelo Beta Channel e pelo Preview Channel do programa, antes de ser concluída e começar a ser distribuída para todos os usuários através do Windows Update. Então, quem estiver interessado e com pressa, pode ver como participar do programa Windows Insider para obter a atualização um pouco antes.

Fonte: Windows
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Bingo pré-lançamento Radeon RX 6000. A Big Navi vai ser:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.