Créditos: Microsoft

Xbox Series X usa apenas 800GB do SSD para games, 20% é reservado para o sistema

Com jogos ficando cada vez mais pesados, as atenções se voltam ao armazenamento

A tecnologia de armazenamento vai ser um importante componente para a próxima geração. A Microsoft equipou o Xbox Series X com um generoso SSD ultra rápido com um 1TB de capacidade, mas parece que 20% desse espaço todo é reservado para o sistema e arquivos essenciais. Isso resulta em apenas 800GB livres para os games assim que você tira o console da caixa.

A informação vem do IGN, que teve a chance de fazer um hands-on com o console. Eles mostraram as configurações de drives e armazenamento onde podemos ver claramente que o console só computa e mostra 802GB para o jogador. Também é importante destacar que qualquer drive extra que você comprar para expandir esse armazenamento também vai precisar reservar pelo menos 80GB de sua capacidade para os arquivos de sistema do Xbox Series X.

Os games dessa geração já mostraram alguns valores bem impressionantes no espaço que ocupam e a tendência não é melhorar na próxima. O padrão de 1TB para os SSDs dos consoles que serão lançados no fim deste ano chamou a atenção, mas é quando começarem a sair os jogos que vamos ver o quanto esse número realmente será relevante. Ainda mais comparando com o espaço que vai ser ocupado pelos arquivos do sistema de cada vídeo game.

Uma opção para contornar o problema, claro, é comprar um drive de expansão. A Microsoft já revelou um acessório oficial para o Xbox Series X e S que traz mais 1TB para colocar seus jogos, mas que custa US$ 220.

- Continua após a publicidade -

Alternativamente, você também pode comprar um HDD externo com mais capacidade para guardar seus games. Pelo mesmo preço, dá pra conseguir um de 4TB, por exemplo. Mas nesse caso é importante lembrar que não será possível rodar jogos diretamente do seu HDD externo, porque ele não é rápido o suficiente.

Nesse cenário você precisa passar o game do HDD para o console antes de jogar, mas usando USB 3.2 isso vai ser bem mais rápido do que baixar o game de novo da internet. A IGN usou Assassin's Creed Origins de exemplo, e transferiu o game de um drive externo para o console em apenas 8 minutos.

Via: VG 24/7 Fonte: IGN
Assuntos
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Bingo pré-lançamento Radeon RX 6000. A Big Navi vai ser:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.