Créditos: Seagate

Seagate promete o maior HDD do mundo para dezembro, com 20TB de capacidade

Primeiro drive HAMR da empresa marca a estreia da série Exos 20+, com imensa capacidade

A Seagate prometeu que vai lançar o maior HDD do mundo em dezembro deste ano. A nova série Exos 20+ da empresa traz sua maior façanha até no nome: oferecer 20TB de capacidade para os consumidores. Para conseguir alcançar números tão altos de armazenamento, a série Exos 20+ estreia uma nova tecnologia da Seagate, chamada HAMR.

HAMR é um acrônimo para heat-assisted magnetic recording - gravação magnética assistida por calor. A tecnologia aquece os discos do drive temporariamente, pois o material aquecido fica mais receptivo ao processo magnético de gravação de dados. Assim, é possível armazenar as informações em áreas físicas menores do drive, permitindo uma densidade maior de capacidade por disco, o que resulta em produtos alcançando os 20TB e mantendo o tamanho físico comercial padrão.

A linha Exos 20+ estreia com modelos tradicionais de 3,5'' com 20TB e também com uma alternativa de 18TB. A Seagate ainda não falou muito da performance dos drives, mas a PCMag afirma que já foi divulgado que eles vão usar menos de 12W para operar, enquanto oferecem até 7200RPM de frequência. A promessa é de alcançar até 261 MB/s nas velocidades tanto de leitura como de gravação.

A Seagate infelizmente não falou ainda sobre preços ou uma data mais precisa de lançamento. Chegando em dezembro, é de se especular que eles devem ser lançados próximos ao natal, quando o mercado como um todo fica bem aquecido em quase todos os seus segmentos. E, se 20TB ainda não são suficientes para o seu acervo de arquivos - sejam eles quais forem - a Seagate já prometeu que capacidades ainda maiores usando a tecnologia HAMR devem chegar em breve. Não à toa a série se chama Exos 20+, porque vai partir dos 20TB para mais.

- Continua após a publicidade -

Ainda segundo a PCMag, alguns clientes da Seagate já têm em mãos protótipos de drives com a tecnologia HAMR para testar, o que resultou em alguns vazamentos sobre a tecnologia e seus modelos anteriormente. Mas esses não são exatamente os mesmos produtos que vamos ver chegando em dezembro

Via: Mundo Conectado Fonte: PCMag
Assuntos
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Bingo pré-lançamento Radeon RX 6000. A Big Navi vai ser:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.