Créditos: Reprodução/Twitter: @mooreslawisdead

Nvidia Quadro RTX baseada em Ampere tem fotos e especificações vazadas

Placa de vídeo contaria com 10.752 CUDA Cores e impressionantes 48 GB de VRAM do tipo GDDR6

No começo de setembro, a fabricante de placas de vídeo Nvidia apresentou ao mundo sua nova linha de GPUs baseadas na microarquitetura Ampere, com a chegada da série RTX 30. Após a apresentação, muitos se perguntam quais serão as próximas placas que serão lançadas baseadas nesta nova arquitetura, e uma delas deverá interessar principalmente os profissionais que trabalham com computação gráfica e afins.

Recentemente, o youtuber Moore's Law Is Dead (@mooreslawisdead) publicou em sua conta no Twitter a primeira imagem do que ele diz ser uma Quadro RTX baseada na arquitetura Ampere. Sem especificar o modelo, ele colocou a nova placa de vídeo lado-a-lado com uma Quadro RTX 6000, mostrando algumas das diferenças presentes entre as duas gerações.

Em questão de design, a nova Quadro RTX conta com um visual mais discreto, porém, mantendo a solução de resfriamento do tipo blower, com a fan aspirando o ar de ambos os lados da placa, através de orifícios perfurados no PCB da placa, estilo esse conhecido como "Fermi". A placa também trará o conector NVLink em sua versão 2.0, e sua única entrada para alimentação, localizada na extremidade final, provavelmente é uma entrada Molex MicroFit 3.0, essa de 12 pinos.

Dias antes de revelar o visual da placa, Moore's Law Is Dead já tinha "vazado" outros detalhes sobre a nova Quadro RTX, como algumas especificações da placa. Segundo ele, a Nvidia está equipando sua nova GPU com o chip GA102 completamente habilitado, com todos os 84 SMs (Streaming Multiprocessors) e totalizando incríveis 10.752 CUDA cores.

- Continua após a publicidade -

Sobre as memórias, a placa traz 48 GB de VRAM do tipo GDDR6, rodando em 16 Gbps e na interface de 384-bit, assim fechando a conta em relação à largura de banda em 768.1 GB/s. Para efeito de comparação, a RTX 3090 conta com uma largura de banda de 936 GB/s, muito por conta do uso das memórias do tipo GDDR6X, enquanto a Quadro RTX (Ampere) parece estar priorizando a quantidade de VRAM.

A Nvidia ainda não revelou oficialmente nenhuma novidade para a linha Quadro RTX, mas possivelmente teremos as primeiras informações oficiais dessa série durante a GTC 2020 Digital, que ocorrerá a partir do dia 5 de outubro.

Fonte: WCCFTech, Videocardz
  • Redator: Pedro Henrique

    Pedro Henrique

    Formado em Informática e tecnólogo em Jogos Digitais, amante de games (principalmente os de corrida), curte uns hardwares e assim como Pink e o Cérebro, buscando o plano para dominar o mundo.

Bingo pré-lançamento Radeon RX 6000. A Big Navi vai ser:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.