Créditos: Gigabyte

Gigabyte apresenta placas de vídeo GeForce RTX 3070 Gaming e Eagle

Modelos baseados no chip da Nvidia só começarão a ser vendidos no mês que vem

Apesar do seu lançamento só estar programado para acontecer no mês que vem, a Gigabyte já apresentou oficialmente as suas placas de vídeo baseadas no chip gráfico Nvidia GeForce RTX 3070. No momento, a empresa revelou que vai trazer dois modelos para o mercado: GeForce RTX 3070 Edge e RTX 3070 Gaming.

Ambos os modelos serão baseados no chip gráfico GA104-300-A1, e portanto terão 5.880 núcleos CUDA, e 8 GB de memória de vídeo GDDR6. A promessa da Nvidia é de que a GeForce RTX 3070 terá um desempenho similar ao da RTX 2080 Ti, mas com um TDP reduzido para 220 W – em comparação com os 260 W da RTX 2080 Ti Founders Edition.

De acordo com o site Tom's Hardware, apenas essa diferença já deve fazer com que seja mais fácil para as parceiras desenvolverem suas próprias versões da GPU. Os modelos da Gigabyte da RTX 3070 são bastante parecidos com as opções que a empresa já mostrou baseadas na RTX 3080 e na RTX 3090.

Isso significa que eles têm soluções de resfriamento com três coolers e a principal dissipação de calor acontece nas laterais da peça de hardware. Ainda assim, há uma grande diferença no design das RTX 3070 da Gigabyte, já que elas são mais baixas do que suas irmãs maiores.


Fonte: Gigabyte

- Continua após a publicidade -

Elas utilizam três ventoinhas de 80 mm, ao invés de ventoinhas de 90 mm. Com isso, a proteção superior das placas de vídeo pode ser levemente menor. A expectativa é de que isso permitirá que a GPU seja compatível com mais gabinetes de menores formatos.

Tanto a RTX 3070 Edge quanto a RTX 3070 Gaming possuem um slot aberto na parte traseira que permite que o dissipador de calor de alumínio, que tem como objetivo resfriar a GPU e o PCB.

Assim como já acontece em outros designs customizados da geração Ampere, esse design permite que a ventoinha traseira do gabinete expulse mais ar quente, sem que o PCB bloqueie o fluxo de ar – melhorando assim a eficiência do resfriamento.


Fonte: Gigabyte

Ainda de acordo com a publicação, um detalhe interessante é que os plugues de energia suplementares estão posicionados na parte traseira das GPUs, onde não há PCB. Isso quer dizer que a placa de vídeo provavelmente faz uso de cabos de extensão para permitir que isso funcione.

- Continua após a publicidade -

Essa decisão provavelmente foi tomada para ajudar no gerenciamento de cabos dos usuários, já que ter esses plugues na metade da placa pode dificultar bastante o caminho dos cabos. No momento, a Gigabyte não anunciou nem os clocks de memória e nem as frequências base e boost dessas novas placas.

Mesmo assim, podemos esperar que elas irão trazer clocks maiores do que os modelos originais da Nvidia. A própria Nvidia já anunciou que a GeForce RTX 3070 será lançada oficialmente no dia 15 de outubro.

Isso quer dizer que ao menos a Founders Edition chegará ao mercado nessa data, mas ainda não há como saber quando os modelos de parceiras estarão disponíveis.

NVIDIA GeForce RTX 3070

Preços

Preço no lançamentoU$ 499,00

Especificações da GPU

Processo de fabricação8nm
PCI-Express bus4.0
ChipAmpere GA104
Clock do GPU1500 MHz
Clock do GPU (Turbo)1725 MHz

Especificações das Memórias

Tecnologia da RAMGDDR6
Interface de largura de BUS256
Quantidade de RAM8 GB
Clock das memóriass1750 MHz
Clock efetivo14000 MHz
Largura de banda448 GB/s

Características Gerais

Shading Units5888
TMUs184
ROPs96
Pixel Rate165.6 GPixel/s
Texture Rate317.4 GTexel/s
Performance de pontos flutuantes20.31 TFLOPS

Design

Pinos de alimentação1x 12 pinos
Suporte à combinação de placasNÃO
Tipo de SlotDois slots
Comprimento da placa242 mm
TDP220 W
Fonte recomendada650 W
Conexões de vídeo3x DisplayPort 1.4a, 1x HDMI 2.1

Recursos

DirectX12 Ultimate (12_2)
OpenCL2.0
OpenGL4.6
Shader6.5

Extras

Via: Tom's Hardware
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.