Créditos: AMD

AMD Radeon RX 6900 XT pode chegar por US$ 499 com 16 GB e GPU Navi 21 [Rumor]

Apresentação da placa de vídeo acontecerá em 28 de outubro

A AMD só lançará a linha de GPUs RX 6000 em 28 de outubro, mas os rumores sobre a "Big Navi" não param de chegar. Uma série de publicações feitas no Twitter e compartilhadas pelo Tweaktown revelaram supostos detalhes de preço e especificações de uma placa de vídeo que deve se chamar RX 6900 XT.

De acordo com os detalhes, o produto em questão será baseado na GPU Navi 21, a mais potente da nova leva da AMD, e contará com 16 GB de memória GDDR6 com 256-bit. A suposta RX 6900 XT chegaria ao mercado custando US$ 499, mesmo valor cobrado pela GeForce RTX 3070.

O vazamento endossado pelo Tweaktown também revelou outra placa de vídeo que seria baseada na GPU Navi 22 e teria 12 GB de memória dedicada no padrão GDDR6. As especificações podem pertencer aos outros produtos da nova linha RX, como a RX 6800 XT ou a RX 6700 XT, de acordo com o site.

Três níveis de performance

De acordo com o Videocardz, a AMD está preparando três chips gráficos baseados em RDNA2: o Navi 21, Navi 22 e Navi 23. Segundo o site, quanto maior o número, menor o nível hierárquico do componente na escala de poder.

Logo, tudo indica que a Navi 21, também conhecida como Sienna Cichlid, seria a aguardada "Big Navi", que dará vida às placas de vídeo da AMD para competir no segmento high-end com a Nvidia. Enquanto isso, as GPUs Navi 22 e 23 podem ter o codinome Navy Flounder e teriam maior foco no mercado intermediário e também de entrada.

- Continua após a publicidade -


Imagem vazada de uma placa de vídeo RX 6000. (Imagem: Videocardz/Reprodução)

De acordo com informações encontradas em firmwares e vazamentos, a GPU Big Navi pode chegar com 80 Compute Units, marcando um grande salto em relação aos 40 CUs presentes na Navi 10. Já os chips Navi Flounder supostamente terão a mesma contagem de unidades de processamento que a geração anterior e trarão memória de 192-bit.

Até o momento, a AMD não comentou oficialmente sobre o assunto e todas as informações devem ser consideradas rumores. Por outro lado, a fabricante confirmou que as novas GPUs baseadas em RDNA2 trarão 50% de ganho de performance em relação aos produtos atuais da firma, além de suporte para Ray Tracing.

A empresa também já apresentou o design de referência da nova linha de GPUs, que também apareceu em fotos vazadas.

Via: Tweaktown, Videocardz, Videocardz
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Bingo pré-lançamento Radeon RX 6000. A Big Navi vai ser:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.