Créditos: Gigabyte

Gigabyte RTX 3090 é a primeira RTX Ampere com blower e mostra design bem diferente

Placa é menor que a Founders Edition e muda a configuração de algumas conexões

A Gigabyte mostrou a primeira placa da série RTX 3000 baseada em GPUs Ampere com um design de resfriamento baseado num blower em vez de um ventilador. O modelo, nada menos que uma RTX 3090, chama a atenção por ser justamente a placa mais potente da linha, com um TDP de 350W.

A AIB apresentou extensivas mudanças para sua GeForce RTX 3090 Turbo Edition. O blower dá um visual mais minimalista e discreto para a placa, que, aliás, está menor. O modelo da Gigabyte ocupa apenas dois slots na sua placa-mãe, diferente da Founders Edition que tem um volume considerável.

Outras mudanças importantes apareceram na parte de conexões da placa. O modelo Turbo da Gigabyte vem com dois DisplayPort 1.4a e duas portas HDMI 2.1. As conexões de energia também foram modificadas, mostrando agora dois conectores de 8 pinos montados na vertical, num local diferente do padrão.

- Continua após a publicidade -

As primeiras imagens surgiram como um vazamento no Twitter, mas a placa já conta com uma página no site oficial da Gigabyte, confirmando a existência dessa RTX 3090 com blower. Infelizmente a empresa não divulgou ainda informações de overclock - se é que vai haver algum - mas com o nome de "Turbo Edition", seria de se esperar algum ganho na frequência da GPU. O VideoCardz, no entanto, salienta que pela falta do selo OC na caixa, é difícil imaginar que a AIB vai mexer no clock para este modelo.

É interessante lembrar também que a RTX 3090 é a única placa da série RTX 3000 que suporta SLI, através de um novo NVLink. A Gigabyte destaca isso no site oficial, ilustrando que o perfil mais estreito de seu modelo Turbo deve ajudar na montagem do seu setup, especialmente quando estiver usando duas placas em paralelo. Ainda não foram divulgadas informações de preço e data de disponibilidade para este modelo.

Fonte: VideoCardz
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.