Créditos: PlayStation

Sony confirma que PS5 rodará 99% dos jogos do PS4

Em relação aos 2.840 jogos totais, apenas 29 não serão jogáveis no novo console

A Sony tem feito alguns anúncios a respeito da compatibilidade com versões anteriores ao PS5 e agora confirmou que 99% dos jogos do PS4 serão jogáveis no novo console. 
Em março, a Sony já havia afirmado que o PS5 rodaria milhares de jogos do PS4 até o lançamento. Agora é oficial.

O suporte nativo a 99% da biblioteca de jogos do PS4 significa que haverá 2.841 jogos disponíveis, sendo apenas 29 não jogáveis.

A notícia foi confirmada em uma entrevista recente ao Washington Post com Jim Ryan, presidente da Sony. Em outra entrevista à revista japonesa Famitsu, Ryan confirmou que o PS5 não rodará os games de PS1, PS2 e PS3. O PlayStation de última geração só é compatível com os títulos do PS4.

Semelhante ao Xbox Series X e S, uma boa parte (ou todos) desses jogos devem ser nativamente aprimorados pela tecnologia do PlayStation 5. Isso significa que os jogos irão rodar, parecer e funcionar melhor no PS5 sem que os desenvolvedores tenham que lançar qualquer tipo de patch ou otimizações extras. Aumentos nativos incluem tempos de carregamento mais rápidos, taxas de quadros mais estreitas e anti-aliasing reduzido.

Os desenvolvedores confirmaram que o PS5 pode impulsionar jogos de forma nativa sem nenhuma otimização, e Mark Cerny também confirmou que os recursos de impulso do PS5 eram tão poderosos que alguns jogos simplesmente não conseguiam lidar com isso. Esses jogos tiveram que ser ajustados para se alinharem com o poder bruto do PS5.

- Continua após a publicidade -

"Sem nenhum trabalho de otimização, o carregamento e o streaming dos Vingadores da Marvel melhoraram em uma ordem de magnitude no PS5", disse o diretor de tecnologia da Crystal Dynamics, Gary Snethen.

Quando a otimização estiver completa, o carregamento do conteúdo será quase instantâneo, permitindo aos jogadores iniciarem de forma imperceptível missões em qualquer lugar do mundo dentro do jogo.

Os desenvolvedores também podem atualizar os jogos PS4 existentes para funcionar melhor no PS5 por meio de patches de atualização específicos.

- Continua após a publicidade -

Funciona assim: o PlayStation 5 possui três modos de GPU, e dois deles são para suporte de compatibilidade com versões anteriores nativas. O PS5 reduzirá a escala de sua GPU embutida 10.3 Navi RDNA 2.0 para emular uma GPU PS4 ou PS4 Pro para jogar jogos mais antigos que não estão otimizados.

  • Modo nativo - desbloqueia totalmente a GPU Navi a 2,23 GHz para jogos de última geração
  • Modo PS4 Pro Legacy - Diminui a escala da GPU para 911 MHz, largura de banda de 218 GB/s e 64 ROPs para emular o PS4 Pro
  • Modo PS4 Legacy - Baixa a GPU para 800 MHz com largura de banda de 176GB/s e 32 ROPs para emular o PS4 básico

Os jogos que são otimizados podem ser jogados no modo nativo do PS5, que desbloqueia a GPU completa para um desempenho altamente aprimorado. Muitos desenvolvedores estão revendendo esses jogos atualizados em vez de oferecer patches e upgrades gratuitos, no entanto, editores como Ubisoft, EA e CD Projekt RED estão entre aqueles que suportam transições cross-gen gratuitas.

Lembre-se também de que o PlayStation 5 emula o PS4 e o PS4 Pro em um nível lógico, não em um nível de hardware. Você não encontrará um chip PS4 extra no console. A arquitetura x86 do PS4 é a principal forma de fazer isso acontecer e alivia a necessidade de incluir fisicamente chips de gerações anteriores para compatibilidade com versões anteriores.

A pré-venda do PlayStation 5 teve início hoje, 17 de setembro, a partir de R$ 4.999 na versão com espaço para disco físico e R$ 4.499 na versão All-Digital. O console estará disponível oficialmente no Brasil a partir de 19 de novembro de 2020.

Fonte: TweakTown
  • Redator: Iraci Falavina

    Iraci Falavina

    Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Bingo pré-lançamento Radeon RX 6000. A Big Navi vai ser:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.