Scotland Yard investiga grupo hacker Anonymous

A polícia metropolitana de Londres, conhecida como Scotland Yard, anunciou que estÁ investigando o grupo Anonymous por conduzir ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS) contra sites de diversas empresas.

O grupo ganhou destaque nas últimas semanas, após atacar companhias que deixaram de apoiar o WikiLeaks, como a Visa, o Mastercard e o Paypal.


De acordo com o jornal The Guardian, a polícia jÁ observa as atividades do Anonymous hÁ meses e seus representantes afirmaram que estão monitorando os incidentes para investigÁ-los, quando for o caso. Ainda segundo a publicação, especialistas estimam que 90% dos integrantes do grupo lançam seus ataques através de uma ferramenta chamada Low Orbit Ion Cannon (LOIC). O software, que transforma qualquer usuÁrio em um integrante voluntÁrio de uma botnet, jÁ foi baixado mais de 30 mil vezes, conforme a BBC.

O Anonymous é formado por cerca de mil pessoas, estima Gabriella Coleman, uma professora da Universidade de Nova York que pesquisou o grupo. No entanto, 99% delas não têm nenhuma influência sobre a direção do grupo ou a sua estratégia, conforme a pesquisadora. Não hÁ um líder global e cada pessoa tem diversas funções, sendo que o grau de liderança e organização nos diversos projetos varia muito, como afirma o The Inquirer.

No dia 10 de dezembro, um jovem holandês de 16 anos foi preso por colaborar com os ataques. As investidas começaram após empresas decidirem cortar o apoio ao WikiLeaks, quando o site começou a divulgar alguns dos 250 mil documentos secretos das embaixadas americanas.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Um dos maiores hypes dos games chegou. Como você vai em Cyberpunk 2077

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.