Créditos: WCCFTech

Diagrama da DG2 para notebooks, GPU dedicada Intel Xe, aparece em vazamento

Novas informações mostram diferentes configurações de memória GDDR6

Um apanhado de novos vazamentos sobre o futuro dos gráficos da Intel Xe revelam algumas informações do que podemos esperar sobre a GPU DG2, que deve aparecer também e notebooks com os processadores mais recentes da fabricante. Uma dessas informações ainda não oficiais mais expressivas é o aparecimento de uma imagem do suposto diagrama de bloco da DG2:

A imagem vem do VideoCardz, que afirma ter recebido diretamente de uma fonte. Nela podemos ver uma variante da DG2 chamada 384EU. Segundo o site, a GPU vai ser lançada em pelo menos três dessas variantes: 384EU, 512EU e 960EU, sendo EU uma sigla para Execution Units.

Se as informações se confirmarem, podemos ver que o die mede 42,5 x 37,5 mm e vem cerrcado com seis módulos de memória GDDR6, oferecendo uma interface de 192-bit. O VideoCardz aponta ainda que a densidade de componentes do PCB pode indicar uma solução MXM para notebooks.

Mas este não é o único vazamento do momento. Um tweet da conta @unikoshardware mostra o que parece ser uma fotografia de uma tabela de especificações, aparentemente de um notebook também. Nela podemos ver claramente que a GPU Intel DG2 vem com 8GB GDDR6, indicando essa opção também em produtos completos. Sinalizando para um notebook, podemos ver também a presença de um processador Tiger Lake-H (TGL-H) com 45W de TDP. Alternativamente, o notebook pode vir com um Alder Lake-P, que parece ser uma variante para oferecer outra faixa de preço.

- Continua após a publicidade -

O modelo da DG2 com 8GB pode ser a variante 512EU das GPUs.

Por fim, uma das partes mais fáceis de acreditar nesse pacote de vazamentos, outro twitteiro de vazamentos apontou para a presença de um conector USB-C nos notebooks onde a série DG2 estiver presente. A conta @komachi_ensaka mostrou o trecho de linhas de código mencionando o controlador USB-C. O mais interessante disso é que isso pode indicar não apenas a presença desse formato de conexão, mas também Thunderbolt 4, a nova geração da interface da Intel que vai ser completamente compatível com USB 4.

Fonte: VideoCardz
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.