Créditos: Torcedores.com

Sony fecha fábrica em Manaus e encerra produção de eletrônicos em 2021

Em uma carta assinada gerente de operações sênior da Sony no Brasil, a empresa comunica o fechamento da fábrica
Por Iraci Falavina 15/09/2020 12:10 | atualizado 15/09/2020 13:45 Comentários Reportar erro

Desde o dia de ontem, 14 de setembro, circula um comunicado escrito pela Sony e destinado a varejistas, parceiros, fornecedores e funcionários sobre o fechamento da fábrica da empresa em Manaus (AM). A carta foi assinada pelo gerente de operações sênior da Sony no Brasil.

No documento, constam como atividades a serem finalizadas a produção de TVs, câmeras e produtos de áudio.

Felizmente, para os gamers, não há motivo para pânico: as demais operações, como games, soluções profissionais, música e cinema serão mantidas. Os serviços de suporte técnico e garantia dos produtos comercializados também continuarão a ser oferecidos.

O encerramento da fábrica em Manaus será o fim de um ciclo de 48 anos. De acordo com o comunicado, a decisão se deve à consideração do "ambiente recente de mercado e a tendência esperada para os negócios".

- Continua após a publicidade -

Um fator que causou dúvidas foi o endereço do site brasileiro da empresa incluído na carta. Nela, consta o site www.sonybrasil.com.br, e o link correto seria www.sony.com.br. Entretanto, segundo a newsletter Interfaces, as informações contidas no documento foram confirmadas por quatro fontes distintas.

Ainda de acordo com a Interfaces, os resultados financeiros do primeiro trimestre de 2020, encerrado em 30 de junho, não revelam planos de fechar a fábrica no país. O comunicado pode ter sido um alerta aos parceiros para que não façam mais pedidos.

De toda forma, uma das consequências dessa resolução pode ser a diminuição na oferta e variedade de produtos eletrônicos ao consumidor. Além da concentração em alguns setores, ainda deve haver diversas demissões.

No caso das câmeras digitais, das três principais fabricantes (Nikon, Canon e Sony), resta somente a Canon com operações localizadas no Brasil. Em relação ao mercado de TVs, deve haver um crescimento da Samsung e da LG.

- Continua após a publicidade -

É importante lembrar que os consoles e acessórios da linha PlayStation vendidos no Brasil já são provenientes de importação. Logo, o fechamento da fábrica não afetará a oferta de nenhum desses produtos.

A respeito do console, ainda não há informações concretas sobre seu lançamento e valor. A Sony, entretanto, possui um evento programado para a quarta-feira, 16 de setembro, no qual as expectativas apontam para a revelação de maiores detalhes sobre o PlayStation 5.

Fonte: Interfaces
  • Redator: Iraci Falavina

    Iraci Falavina

    Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.