Créditos: PC World

AMD continua dominando mercado de CPUs para PCs montados em casa na Alemanha

Coleção de gráficos da gigante Mindfactory mostra incrível sucesso dos Ryzen

A retomada da AMD no segmento de processadores desde a chegada de seus primeiros Ryzen tem sido visível para todos que acompanham o assunto. Mas é sempre melhor ter dados técnicos, e é exatamente isso que o pessoal da loja Mindfactory, na Alemanha, está oferecendo. Divulgando uma grande coleção de gráficos, a distribuidora mostra que os AMD Ryzen simplesmente imperam no segmento DIY (Do it Yourself - "faça você mesmo"), ou seja, na compra de processadores avulsos para montar o PC em casa ou fazer um upgrade.

Os dados se referem às vendas da Mindactory na Alemanha, então é importante manter em mente que os números podem não se refletir em outros mercados. Mas é de se imaginar que não fiquem tão diferentes também. O período isolado para a criação dos gráficos é de julho de 2019 até agosto deste ano:

- Continua após a publicidade -

É interessante notar que temos processadores Ryzen da série 3000 e da série 2000 encabeçando a lista dos mais vendidos em número de unidades. O primeiro modelo Intel vai aparecer somente na nona posição, com um Core i7-10700K. 

Claro que um dos fatores para o enorme sucesso e volume de vendas das CPUs Ryzen está no seu preço, que costuma ficar abaixo em média de modelos semelhantes Intel. Isso é visível quando comparamos o gráfico de renda gerada pelas vendas dos processadores, em que os modelos da Intel conseguem se mover mais pra cima algumas posições. Mas continuam sendo bastante dominados:

Os grandes campeões de vendas na Mindfactory foram o Ryzen 5 3600 e o Ryzen 7 3700X, ficando em primeiro e segundo lugar, respectivamente, no volume de vendas. Analisando o gráfico de renda, a posição deles se inverte, mas ambos continuam no topo.

- Continua após a publicidade -

Para completar a coleção de gráficos, a loja divulgou também comparativos da fatia de mercado ocupada por cada modelo de processador com base em suas arquiteturas. Tanto em renda como no volume de unidades vendidas, Matisse sai muito na frente:

Agora é esperar o lançamento da geração Zen 3 pela AMD, que vai acontecer muito em breve, para ver como eles vão abalar esses números de vendas.

Fonte: WCCFTech
Assuntos
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.