Créditos: Facebook/Vince

EVGA RTX 3090 Kingpin tem foto revelada e traz resfriamento híbrido para overclock

Overclocker Vince Lucido compartilhou a primeira imagem do produto no seu Facebook

O famoso overclocker Vince "Kingpin" Lucido publicou a primeira foto oficial da nova placa de vídeo customizada EVGA GeForce RTX 3090 Kingpin, que tem o potencial de ser versão com maior desempenho dentro todas as GPUs RTX Ampere de parceiras. Essa nova peça deverá ter um desempenho ainda maior que o da EVGA GeForce RTX 3090 FTW3.

Espera-se que a FTW3 terá clock de 2105 MHz e clocks de memória GDDR6X em 22 Gbps. Para comparação, o boost clock da RTX 3090 Founders Edition será de 1695 MHz, enquanto o clock efetivo da memória ficará em 19,5 Gbps.

Na imagem publicada por Vince Lucido, é possível ver que a placa de vídeo para entusiastas da EVGA terá três conectores de energia de 8 pinos. Isso não é necessariamente algo incomum – ainda mais considerando o TDP de 350 W da RTX 3090 padrão – mas já indica que eles não vão economizar em termos de consumo.

Como é comum nas placas de vídeo Kingpin, a RTX 3090 virá com circuitos de VRM bem generosos. Os chips gráficos usados nessa linha também são conhecidos por serem escolhidos a dedo, com o processo de binning buscando identificar aqueles com maior potencial para overclocking. Para completar, a fórmula Kingpin também costuma incluir coolers bastante robustos.


Fonte: EVGA

- Continua após a publicidade -

A EVGA GeForce RTX 3090 Kingpin não deverá ser uma exceção para qualquer uma dessas regras. A empresa já confirmou que vai incluir um sistema de resfriamento híbrido na placa de vídeo, com uma promessa de alcançar 500 MHz de overclock rodando apenas com o cooler a ar.

De acordo com o site Tom's Hardware, não há como saber qual será o tamanho do radiador para essa placa de vídeo específica. Apesar disso, o site Videocardz especula que pode se tratar de uma unidade com 360 mm de comprimento.

Ainda de acordo com essa notícia, os circuitos de VRM da RTX 3090 Kingpin deverão ter incríveis 23 fases, prometendo uma entrega de energia extremamente estável. Ainda não há qualquer confirmação oficial sobre o preço ou as especificações finais da placa de EVGA, mas a expectativa é de que ela vai custar significativamente mais cara do que os US$ 1.499 sugeridos pela GeForce RTX 3090 pela Nvidia.

Via: Tom's Hardware, Videocardz
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.