Créditos: Nvidia

Novo design da RTX 3090 e RTX 3080 muda bastante o resfriamento - veja como fica

Placas foram redesenhadas com o fluxo de ar dentro do gabinete em mente

Ainda aproveitando o embalo do bem recebido lançamento de sua série de placas de vídeo RTX 3000, a Nvidia está divulgando cada dia mais detalhes sobre seus novos produtos para manter o hype em alta. Dessa vez temos uma visão mais completa sobre como foi imaginado o design da RTX 3090 e da RTX 3080, que mudaram bastante seu visual para oferecer uma solução diferenciada de resfriamento.

Para fins de descrição neste post, vamos considerar o lado da placa onde tem a conexão PCIe como sendo "embaixo" dela. Assim, o desenho esquemático abaixo mostra que o fan voltado para a "frente" das placas puxa o ar, enquanto o ventilador que fica na parte que consideramos aqui como "atrás", empurra o ar pra fora.

O posicionamento dos ventiladores e a direção de seu funcionamento foram imaginados para combinar com a configuração da maioria dos gabinetes desktop atuais, em que temos um ventilador embaixo empurrando o ar frio pra dentro na parte da frente do case, e um fan exaustor expulsando o ar quente na parte de trás, em cima. Vendo os dois desenhos abaixo fica bem fácil de entender a ideia do design:

- Continua após a publicidade -

Claro que a posição dos fans não foi a única solução pensada pela Nvidia no novo design de suas placas topo de linha. A empresa também criou uma estrutura que aproveite ao máximo esse fluxo de ar. Na imagem abaixo podemos ver bem seus dissipadores metálicos:

O PCB onde realmente estão os componentes que fazem a placa de vídeo em si é reduzido, ocupando mais ou menos dois terço do corpo do produto como um todo. O terço restante age apenas como um acessório extra de alumínio para o posicionamento do fan e para ajudar na distribuição do calor a ser dissipado. A Nvidia confirmou que ambos ventiladores têm controles separados de velocidade, para também oferecer um cuidado com o barulho, mas a empresa não informou se tem um modo "ocioso" na placa, em que eles parem de funcionar.

Uma preocupação que tem surgido com esse novo design é a quantidade de calor que estaria sendo jogada pela placa diretamente em cima da área do processador. A Nvidia ainda não respondeu esse questionamento, e talvez vamos ter que esperar os testes de terceiros para verificar se realmente vai ter algum impacto.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: TechPowerUp
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.