Créditos: Créditos: Divulgação Microsoft

Microsoft irá trazer o DirectStorage para acelerar os jogos no Windows 10

Tecnologia do novo Xbox pretende otimizar as velocidades dos SSDs de última geração PCIe 4.0 nos PCs

O lançamento do DirectStorage para o Windows já havia sido confirmado, mas após a revelação da RTX IO no evento da Nvidia, a Microsoft reiterou a chegada da tecnologia aos PCs. A API é um dos principais pontos por trás da “Xbox Velocity Architecture”.

Um jogo com suporte a essa tecnologia trará tempos de carregamento muito reduzidos, trazendo mundos virtuais mais expansivos e detalhados do que nunca.
A API do DirectStorage é parte do DirectX 12 Ultimate, tecnologia que move o Xbox Series X e se integrará ao Windows 10. Feito para desbloquear o potencial dos NVMe Gen4 SSDs de alta velocidade, a API combina o processamento de dados IO em tempo real dos jogos com a alta largura de banda do armazenamento SSD Gen4.

Atualmente os jogos são impactados pelos gargalos criados pelas APIs existentes, principalmente por não conseguirem igualar as altas velocidades dos SSDs com a enorme quantidade de IO exigidas pelos jogos atuais, isso acaba prejudicando o desempenho do jogo.

Saiba mais sobre o Xbox Series X

O PC terá que atender alguns requisitos para rodar o DirectStorage, um deles é necessidade que a máquina possua uma unidade SSD em NVMe, para alcançar as altas velocidades requisitadas pela tecnologia. Porem nem todas as unidades NVMe serão suportadas pela API. Mas os PCs que não tiverem suporte irão rodar os jogos normalmente, sem as vantagens da alta velocidade.

- Continua após a publicidade -

Para entender o funcionamento do DirectStorage, tente pensar em uma pista de 3 faixas: a primeira com caminhões, mais lenta, são os HD e HDDs; a segunda pista é para carros, mais rápida, mas mesmo assim sofre com engarrafamentos, essa é os SSDs atuais; agora a terceira pista é livre, para carros esportivos acelerarem ao máximo o tempo todo, esse é o DirectStorage. Permitindo que os SSD’s Gen4 alcance sua maior velocidade e fazendo com que os jogos tirem proveito disso.

Essa maior velocidade de transferência acaba se tornando uma maior velocidade de descompressão, maximizando o desempenho em todo o pipeline, do armazenamento até a GPU. Com isso os desenvolvedores terão a oportunidade de trazer mundos maiores e mais detalhados aos seus jogos, com carregamento mais rápidos que a velocidade do jogador em se mover por ele.

A chegada do DirectStorage no Windows ainda não tem data para acontecer e deve demorar um pouco. A expectativa da Microsoft é de lançar a primeira prévia de desenvolvedor ano que vem.

Fonte: Tweaktown, Beta News, DirectX Developer Blog
  • Redator: Willian Ferreira

    Willian Ferreira

    Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.