Créditos: Divulgação/ ASUS

Asus apresenta linhas ROG Strix, TUF Gaming e Dual NVIDIA com GeForce RTX 30 [+UPDATE]

Todos os modelos prometem oferecer desempenho aprimorado para clientes exigentes
Por Ana Luiza Pedroso 02/09/2020 10:01 | atualizado 03/09/2020 15:25 Comentários Reportar erro

Atualização: 03/09/2020, às 15h25

Na publicação original não consta o modelo ROG Strix GeForce RTX 3070. Ele também está presente entre as opções de placas de vídeo e foi adicionado na post abaixo. Também foram acrescentadas algumas informações sobre o detalhamento das especificações, e uma nova imagem do modelo ASUS Dual. 

As novidades foram apresentadas para a imprensa brasileira, o que significa que elas vão ter um lançamento no país. Ainda não foram confirmadas as datas de envio e nem o valor das novas placas. 


Setembro iniciou com o anúncio das novas GPUs GeForce RTX 30 Series, da Nvidia. A Asus já apresentou seus modelos de placas de vídeo usando o chip. A empresa mostrou opções da linha ROG Strix, TUF Gaming e ASUS Dual. Elas adicionam a GeForce RTX 3090, GeForce RTX 3080, e a GeForce RTX 3070. Todas são equipadas com os melhores componentes, para conseguir oferecer desempenho aprimorado.

NVIDIA GeForce RTX 30 series

- Continua após a publicidade -

Modelos apresentados:

  • ROG Strix GeForce RTX 3090; 
  • ROG Strix GeForce RTX 3080;
  • ASUS TUF Gaming GeForce RTX 3090;
  • ASUS TUF Gaming  GeForce RTX 3080;
  • ASUS Dual GeForce RTX 3070;
  • ROG Strix GeForce RTX 3070

A Asus fala que suas novas placas de vídeo trazem resfriamento aprimorado, PCBs e design de energia para complementar a nova arquitetura NVIDIA Ampere. Como não poderia deixar de ser, a empresa também promete que "esta linha oferece o que há de melhor em desempenho em jogos 3D."

A Asus optou por lançar modelos de GPUs apenas em algumas linhas, como a ROG Strix e ASUS TUF Gaming GeForce RTX 3090, GeForce RTX 3080. Já a ASUS Dual é composta apenas por um modelo com GPU GeForce RTX 3070. Todas elas oferecem RT Cores, Tensor Cores e multiprocessadores de streaming, como qualquer outra placa RTX 30.

- Continua após a publicidade -

ROG Strix: Take Flight

A linha ROG Strix GeForce RTX 30 Series passou por uma série de aprimoramentos. Ela conta com um trio de fans com tecnologia Axial. Isso vai ajudar que, independente do modelo da GPU escolhido, a dissipação de calor seja aprimorada. Estão disponíveis as opções GeForce RTX 3090, GeForce RTX 3080. Essas são as melhores opções oferecidas pela empresa.

A Asus explica a função do trio. Segundo a empresa, a fan central aproveita um anel de barreira de altura total e 13 pás que fornecem pressão estática aumentada para conduzir o ar através das aletas do dissipador de calor e para o dissipador de calor da GPU.

As duas outras fans, nos dois extremos, apresentam 11 pás e anéis de barreira de meia altura para permitir maior dispersão lateral e fornecer melhor fluxo de ar pela matriz de resfriamento. A turbulência entre as fans é reduzida graças à reversão da direção de rotação do ventilador central.

Além disso, ainda há um dissipador de calor na placa. Como é possível perceber, o superaquecimento foi uma das principais preocupações da Asus para este modelo. Outra adição foi com a tecnologia Super Alloy Power II. Esses componentes são soldados ao PCB, usando o processo de fabricação automatizado Auto-Extreme exclusivo da ASUS, para fornecer o melhor nível de energia, atendendo clientes exigentes.

O modelo também oferece um LED RGB, que é possível fazer personalizações. Todas as alterações são feitas pelo software Armory Crate. É um modelo voltado a atender o público gamer, portanto já era esperado que apresentasse essa característica. 

A Asus também oferece acesso simplificado à BIOS, podendo alterar para oferecer melhor desempenho ou operar no modo silencioso. A detecção de voltagem também foi colocada de forma que seu controle é mais fácil. 

O design não é voltado apenas para uma melhoria visual. A Asus promete um salto significativo nas temperaturas, mantendo um controle estável. O mesmo vai poder ser visto na próxima opção disponível.

TUF Gaming: Built TUF

A linha TUF Gaming GeForce RTX 30 foi simplificada, segundo a Asus. Apesar disso, também fornece desempenho suficiente para atender demandas altas. Assim como o melhor modelo, ela também possui opções com a GPU GeForce RTX 3090 e 3080.

Ela possui três fans com tecnologia Axial, assim como a versão mais completa. Segundo a fabricante, a rotação foi otimizada para reduzir a turbulência, e um modo de parada faz com que todos os três ventiladores parem em baixa temperatura. Também conta com dissipadores de calor, que ajuda manter a temperatura sob controle.

A Asus fala que todos os componentes foram escolhidos para oferecer a melhor durabilidade e desempenho. As placas TUF Gaming usam fabricação automatizado Auto-Extreme, que garante que os componentes sejam colocados e fixados com precisão, com processo 100% maquinário.

Outra adição feita neste modelo é um switch Dual Bios. Ele foi colocado de forma que a personalização do perfil de desempenho padrão da placa não precise de software. 

ASUS Dual: 2X Fans

A opção "econômica" das novas placas de vídeo da Asus, possui apenas uma opção de GPU, a GeForce RTX 3070. A principal redução foi em uma das fans. Diferente dos melhores modelos apresentados, ela apresenta apenas duas fans para dissipação do calor. 

As duas fans também apresentam a tecnologia Axial, que equipa os modelos de ponta. A fabricante promete um ótimo equilíbrio entre desempenho, podendo atender grandes exigências, sem problemas. Além disso, ela também oferece tecnologia Auto-Extreme. Ela é usada para reduzir a tensão térmica nos componentes e, evita o uso de produtos químicos de limpeza agressivos. O resultado é uma redução em impacto ambiental e menor consumo de energia na fabricação.

Lembramos que poderemos ter novos modelos de placas com esses GPUs com o passar do tempo, especialmente porque por enquanto apenas uma RTX 3070 foi anunciada, sendo essa a placa com o chip mais barato da linha RTX 30 até o momento, e um dos mais interessantes, logo a Asus deve lançar novos modelos.

Disponibilidade

Um dos principais questionamentos é sobre o preço dos novos modelos e quando elas vão chegar, sobretudo no Brasil. A Asus ainda não revelou, concretamente, nenhuma das informações. A empresa informa que a distribuição vai iniciar em setembro, sem especificar o dia.

Sobre o preço, ela informa que é necessário consultar os representantes locais, de cada região. Ainda não se sabe qual será o valor que elas vão chegar no Brasil, mas o anúncio deve ser feito em breve.

Via: TechPowerUp, VideoCardz, Guru3D
Tags
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.