Índice do Artigo

Intel

GPU personalizada da Apple é supostamente mais rápida que as da Intel

Preparando o lançamento de seu primeiro iMac com processador baseado na arquitetura Arm, a Apple estaria desenvolvendo uma GPU mais eficiente que os gráficos integrados da Intel. Segundo apurado pelo jornal China Times, a Maçã está produzindo as placas de vídeo utilizando o processo de 5 nanômetros da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), o mesmo processo utilizado no novo processador A14X .

“Lifuka”, como supostamente é chamada a GPU da Apple, fornecerá um desempenho maior por watt e um maior desempenho computacional se comparado as suas antecessoras, as iGPU’s, da Intel. Devido a maior eficiência, as placas também apresentam uma facilidade maior de resfriamento. 

Anunciado pela Apple na WWDC Developers Conference, em junho, o processo de transição entre os processadores baseados em x86, da Intel, para seus Apple Silicon, que utilizarão a arquitetura Arm, acontecerá durante os próximos 2 anos. 

A produção em massa dos primeiros processadores A14X devem começar no fim deste ano, quando, provavelmente, será anunciado algum dispositivo com os chips.

O primeiro produto a utilizar os novos A14X será uma nova versão do Mackbook, como apurado pelo China Times. Esse notebook, além do novo modelo de processador, contará com uma tela Retina Display de 12 polegadas, suporte ao USB Type-C e uma bateria que pode durar entre 15 a 20 horas.

Ainda segundo o portal, os A14X serão utilizados na nova geração dos tablets iPad Pro. O Bloomberg afirmou que a Apple está desenvolvendo atualmente 3 processadores baseados no chip A14, que serão usados nos próximos modelos de iPhone. 

YouTube video

As novas CPUs utilizadas pela Apple para os Mac poderão conter 12 núcleos, 8 de alto desempenho e 4 focado em eficiência energética. 

A empresa pretende unificar seus produtos no mesmo ciclo de desenvolvimento de processadores, unificando também o design do chips. Mas isso não significa a junção de OS. A Maçã está procurando ferramentas para que os aplicativos desenvolvidos para Macs, baseados em Intel, rodem normalmente nas novas máquinas.

Esse é um processo desafiador, e a Apple não quer repetir os erros cometidos pela Microsoft.

Via: Bloomberg, China Times

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções