Créditos: Divulgação Nvidia

RTX 3080 traz o dobro de performance da RTX 2080 pelo mesmo preço

A topo de linha gamer das Ampere também traz novo design e memórias GDDR6X

A Nvidia introduziu hoje seu line-up de placas Ampere com a RTX 3080 como seu produto "flagship", a placa mais potente que irá disponibilizar nessa geração para os gamers. Apesar da existência de um produto mais potente, a RTX 3090, esta será voltada aos produtores de conteúdo e entusiastas, desempenhando um papel parecido com o que a linha Titan oferecia nas gerações anteriores.

Maior salto de geração: dobro de desempenho comparado a RTX 2080

A GeForce RTX 3080 traz saltos relevantes resultado do uso da segunda geração das tecnologias RTX. Feitas na litografia de 8 nanômetros da Samsung, as Ampere trazem saltos em especificações, com um total de 28 bilhões de transistores (a RTX 2080 Ti possui 18 bilhões, e a RTX 2080, 13 bilhões). Em eficiência, temos um salto em 2x na performance por watt consumido.

Houve um incremento nas memórias, com o uso da tecnologia GDDR6X. Com uma nova tecnologia de operação, a Nvidia é capaz de entregar o dobro de dados no mesmo período de tempo comparado ao GDDR6. A RTX 3080 vem equipada com um total de 10GB de memória GDDR6X.

- Continua após a publicidade -

Essa placa introduz um novo design de resfriamento nas placas referência, o "flow-through", ou flui através, em tradução livre. O sistema duplo de fans tem uma fazendo o ar fluir através da placa em uma delas, enquanto outra projeta o ar para fora através das conexões, em um estilo semelhante ao das antigas blowers. Esse design foi possível através de um PCB supercompacto, que ocupa 50% menos espaço que o antecessor. O resultado é uma placa 3 vezes mais silenciosa e uma GPU operando até 20ºC mais fria, com uma capacidade de resfriamento superior as Turing de 90W.

A Nvidia promete o maior salto de performance geracional já entregado com as RTXs 3000, sendo que a RTX 3080 é capaz de entregar o dobro do desempenho de uma RTX 2080 "em performance média através de vários games populares em 4K". Considerando a margem acima da própria RTX 2080 Ti que aparece nesse gráfico, a 3080 tem potencial de ser a placa a enfim encarar [email protected] e Ray Tracing com folga, algo que até mesmo a topo de linha Turing eventualmente precisava "maneirar em filtros" para conseguir em algumas franquias.

A RTX 3080 torna as RTX 2080, 2080 Super e 2080 Ti em modelos defasados em performance, preço ou ambos

- Continua após a publicidade -

Com esse lançamento fica evidente que a RTX 2080, 2080 Super e 2080 Ti ficarão totalmente defasadas. No caso das duas primeiras, a 3080 irá entregar muito mais desempenho pelo mesmo valor, enquanto que para a RTX 2080 Ti a coisa complica ainda mais: esse lançamento entrega mais desempenho por literalmente uma fração do preço.

A RTX 3080 é a estreante das Ampere, com data de lançamento marcada para o dia 17. A placa chega pelo mesmo preço de sua antecessora, com custo de US$ 699.

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.