Créditos: Nvidia/Montagem

Nvidia anuncia o RTX IO, função que usa GPU para melhorar uso de SDDs em games

Nova ferramenta para as placas de vídeo da empresa trará loadings mais rápidos e diminuirá consumo de CPU

Além de anunciar as novas placas de vídeo baseadas em Ampere, a Nivida apresentou uma série de novas tecnologias para as suas placas de vídeo. Uma das novidades é o RTX IO, um conjunto de ferramentas que utiliza a memória da GPU para compressão de arquivos, visando melhorar o armazenamento de games.

Segundo a empresa, o pacote de tecnologias do RTX IO trabalho com APIs como o DirectStorage do Windows para melhorar a compressão dos games em SSDs. Assim, o hardware consegue abrir arquivos mais rápido, garantir telas de carregamento menores e ausência de engasgos durante o gameplay. A aplicação é similar ao que acontece nos consoles de nova geração, o PS5 e Xbox Series X.


(Imagem: Nvidia/Divulgação)

A Nvidia ressalta que os jogos evoluíram muito nos últimos tempos nesse quesito graças ao uso de SSDs NVMe, mas a alta carga de uso de processador ainda gera dores de cabeça. O RTX IO promete contornar esse problema fazendo a placa de vídeo trabalhar.

"O NVIDIA RTX IO traz descompressão sem perdas baseada em GPU, permitindo que leituras através do DirectStorage permaneçam compactadas enquanto são entregues à GPU para descompressão"
- Nvidia

Segundo a empresa, o processamento de informações direto na placa de vídeo garantirá até 100 vezes mais performance que as soluções utilizadas atualmente. O procedimento também vai desafogar a CPU e garantirá cerca de 20% menos trabalho para o processador. O gráfico exibido pela fabricante mostra leituras de até 14 GB/s com baixo uso de CPU.

- Continua após a publicidade -

A empresa ainda aponta que a aplicação da tecnologia com o DirectStorage do Windows também deve diminuir o tamanho dos arquivos. Assim, a tendência é que as desenvolvedoras consigam entregar jogos com download mais rápido e menos espaço consumido no SSD.

A fabricante de placas de vídeo confirmou que a ferramenta funcionará com todas as GPUs feitas em Ampere e Turing, ou seja, em modelos RTX 20 e RTX 30. Por outro lado, a companhia não deu informações aprofundadas sobre o impacto de desempenho do uso da ferramenta.

De acordo com a Nvidia, a Microsoft pretende começar a liberar o DirectStorage para Windows no ano que vem. Logo, possivelmente só teremos games tirando proveito do RTX IO a partir de 2021.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Nvidia
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.