Créditos: Nvidia

Fortnite recebe suporte a raytracing e DLSS

Epic se juntou a Nvidia para trazer as tecnologias ao jogo mais popular do mundo

A Nvidia anunciou hoje, em seu canal no youtube, que está trabalhando na implementação do sistema de raytracing no Fortnite. A empresa também está aprimorando a oclusão de ambiente e sombras traçadas em tempo real do jogo.

A atualização aprimorará o gráfico e o desempenho do jogo.
Com essa implementação os jogadores poderão aproveitar o game com gráficos espetaculares, e para compensar na questão de desempenho, a empresa também anunciou o suporte para a tecnologia Deep Learning Super Sampling (DLSS).

Não foi informado ainda a data para a atualização, mas acredita-se que o patch é parte do processo da Epic Games em atualizar o jogo para as tecnologias da nova geração. 

A notícia da introdução do suporte ao raytracing não chegou a ser uma surpresa, durante o lançamento da 4ª temporada do jogo foi vazada algumas informações sobre do suporte a essas tecnologias. 

- Continua após a publicidade -

Para quem não sabe, raytracing é uma tecnologia gráfica que é capaz de simular os efeitos de iluminação com uma fidelidade realista. Essa tecnologia é capaz melhorar muito a qualidade gráfica de um jogo, mas em contrapartida, é uma tecnologia extremamente pesada. 

Visando equilibrar o peso dessa tecnologia, a Nvidia lançou a tecnologia DLSS, que é uma inteligência artificial treinada para servir como um filtro anti-aliasing. 

Em resumo: A tecnologia funciona através de machine learning. É entregue a uma IA algumas capturas dos jogos em sua resolução normal, seja em 1080p ou 4K, e outra em uma resolução muito mais alta. Com isso ela é treinada a melhorar a qualidade da imagem de menor resolução.

Mas como ela aumenta o desempenho? 

- Continua após a publicidade -

O aumento de desempenho se dá pelo processo chamado de reconstrução de imagem. A IA renderiza o quadro com menos pixels e vai complementando a imagem de forma inteligente, até chegar na resolução desejada. Com isso ela consegue criar uma imagem com uma boa qualidade e ao mesmo tempo mais leve, podendo até aumentar o FPS em 2x, dependendo do jogo.

Fonte: Digital Trends
  • Redator: Willian Ferreira

    Willian Ferreira

    Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.