Créditos: Fortnite

Fortnite vs. Apple: Comercial feito pela Epic desapontou diretor original

Ridley Scott diz que a empresa poderia estar aproveitando o espaço para debater assuntos mais importantes

Quando a Epic lançou a campanha Free Fortnite, os desenvolvedores do jogo decidiram realizar uma sátira do famoso comercial da Apple Super Bowl de 1984. A campanha, que rendeu uma vitória para a Apple nos tribunais, acabou chegando ao diretor do comercial original, o cineasta Ridley Scott, que não gostou muito do que viu.

Durante uma entrevista para a IGN, Scott afirmou que viu o comercial e até se sentiu elogiado pelo vídeo feito pelo Fortnite. Mas segundo o diretor, a empresa não aproveitou o espaço de forma significativa. “Mas é uma pena que a mensagem seja tão comum quando eles poderiam estar falando sobre democracia ou coisas mais poderosas ... E eles não a usaram”. Afirma Scott.

O diretor de filmes renomados como Alien, Blade Runner e Perdido em Marte acrescentou:

Acho que a animação foi excelente, a ideia foi excelente, a mensagem foi ehh

O famoso comercial utilizado pelo Fortnite foi criado pelo diretor junto à Apple para o lançamento do Macintosh, na época a empresa criticar o monopólio exercido pela IBM no mercado. A propaganda era inspirada no livro “1984” e visava transmitir a Apple como uma rebelde do regime opressor, que seria a IBM.

- Continua após a publicidade -

Com essa temática foi iniciada a campanha Free Fortnite, que se deu após a Apple retirar o jogo da loja, devido a Epic contornar as regras da App Store e implementar seu próprio sistema de pagamento, um protesto pelas altas taxas de royalties cobrados pela gigante do Vale do Silício.

 Devido a isso, a desenvolvedora lançou sua campanha atacando a Apple e processou a empresa. Em represália a Maçã chegou a remover as contas de desenvolvedor da Epic Games, impossibilitando que usuários efetuem download de seus aplicativos. A empresa ainda ameaçou remover o suporte ao Unreal Engine. 

Na primeira batalha judicial, a juiza Yvonne Gonzalez Rogers deu parecer favorável à Apple, e informou que em nenhum momento a Unreal Engine e as ferramentas de desenvolvedores tiveram seus contratos violados,e que uma represália a essas ferramentas podem acabar prejudicando desenvolvedores terceirizados. 

Fonte: Fortnite

Fonte: IGN
  • Redator: Willian Ferreira

    Willian Ferreira

    Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.