Créditos: Divulgação/Sony

Jogos do PS1, PS2 e PS3 não vão rodar no PS5, confirma Ubisoft

Retrocompatibilidade é exclusiva para games elegíveis do PlayStation 4

A Ubisoft confirmou que a compatibilidade de mídia física do PlayStation 5 com versões anteriores é exclusiva para jogos do PS4. A empresa escreveu em um novo post na sua página de suporte que "a compatibilidade com versões anteriores estará disponível para títulos de PlayStation 4 suportados, mas não será possível para jogos de PlayStation 3, PlayStation 2 ou PlayStation". A única maneira de jogar esses jogos no PS5 é por meio do PlayStation Now ou comprando jogos selecionados na PS Store. 

A declaração da distribuidora informa algo que já era esperado por consumidores dos consoles da Sony. O recurso de compatibilidade do PS5 para versões anteriores basicamente "emula o PS4" digitalmente, então não há um chip físico que possa ler mídias de outras épocas. A retrocompatibilidade é possível por conta da arquitetura x86 entre as eras do PS4 e PS5.

Os consoles mais antigos da Sony utilizam outro tipo de arquitetura, como a CELL no PlayStation 3, considerada como muito complexa. Como notado pelo site Tweak Town, antes do PS5, os consoles da PlayStation tinham dentro deles SoCs dos console da geração anterior para retrocompatibilidade. O PS3 tinha um chip do PS2 integrado e, por sua vez, o PS2 também tinha um chip do PS1 em seu sistema.

Como a própria Sony já explicou, seu próximo console conseguirá emular a geração anterior utilizando os perfis de redução de escala incorporados diretamente em sua GPU Navi. O PS5 vai contar com 3 modos especiais, que são perfis de desempenho da GPU.

- Continua após a publicidade -

- Modo Gen2 (Modo nativo) - Desbloqueia totalmente a GPU Navi a 2 GHz para jogos next-gen;
- Modo Gen1 (Modo PS4 Pro Legacy) - Reduz a escala da GPU para 911 MHz, largura de banda de 218 GB/s e 64 ROPs para emular o PS4 Pro;
- Modo Gen0 (Modo PS4 Legacy) - reduz a GPU para 800 MHz com largura de banda de 176 GB/s e 32 ROPs para emular o PS4.

A geração de jogos do PlayStation 4 terá compatibilidade completa com o PS5 porque existem modos especiais integrados ao hardware do console, que adaptam a GPU do PS5 para o desempenho da geração atual. Isso significa que o PS5 pode também atuar com frequências de clock, velocidades de RAM e Render Output mais baixas.

Fonte: Tweak Town
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.