Assange é liberado sob fiança, mas Suécia contesta a decisão

Julian Assange, fundador do WikiLeaks, conseguiu uma primeira vitória frente aos tribunais: um juiz britânico concedeu liberdade ao australiano sob o pagamento de uma fiança de 240 mil libras, o equivalente a mais de US$310 mil.

As autoridades suecas, no entanto, recorreram da decisão. Com isso, Assange ficarÁ detido por pelo menos mais 48 horas até que a apelação seja analisada pelo tribunal.


Imagem: Luke Macgregor/Reuters

Para o advogado de Assange, Mark Stephens, os suecos vão tentar causar mais problemas, despesas e dificuldades para o ativista "Eles claramente não vão poupar recursos para manter Assange na cadeia. Este julgamento estÁ se transformando em um show", declarou, conforme a BBC Brasil.

Caso a apelação não seja aceita, Assange irÁ aguardar em liberdade a próxima audiência, marcada para o dia 11 de janeiro. De acordo com a Reuters, a fiança serÁ paga por apoiadores ricos do projeto e o acusado deverÁ, nesse período, respeitar regras rígidas, como um toque de recolher e o uso de um localizador eletrônico.

O líder do WikiLeaks estÁ preso desde o dia 7, acusado de crimes sexuais que teriam ocorrido na Suécia em agosto de 2010. Segundo o seu advogado, a acusação é de um crime que só existe na legislação sueca: o sexo "surpresa". O delito ocorre quando o homem retira o preservativo no meio de uma relação consensual, ato que se torna equiparÁvel ao estupro e rende uma pena de dois anos de prisão.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Pra você, quem merece o GOTY?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.