Depois do anuncio do Samsung 980 PRO, Sabrent anuncia SSD PCIe 4 ainda mais rápido

O NVMe da Sabrent alcança 6,85 GB/s de escrita sequencial, contra 5 GB/s do Samsung 980 Pro
Por Iraci Falavina 31/08/2020 14:36 | atualizado 31/08/2020 14:36 Comentários Reportar erro

Há até algumas horas, o SSD Samsung 980 Pro, nova série baseada em PCIe 4.0, era considerado o mais rápido do mundo. Entretanto, pouco tempo depois a Sabrent anunciou o Rocket 4 Plus, que ultrapassa o SSD da Samsung em escrita sequencial.

Site oficial dos SSDs Rocket 4 Plus

Em relação à leitura, ambos contam com 7000 MB/s (ou 7GB/s), mas o Sabrent alcança uma escrita sequencial de 6850 MB/s (6,85 GB/s), bem maior do que os 5 GB/s do Samsung 980 Pro. Lembrando que essas especificações são alcançadas pelos modelos topo de linha de cada um.

Ao menos por enquanto, o Rocket 4 Plus dispõe de versões com 2TB, 1TB e 500GB. Já o modelo da Samsung possui opções com 1TB, 500GB e 250GB, cada uma com seu desempenho próprio.

- Continua após a publicidade -

Por falar em desempenho, é importante destacar uma coisa. Chegar a uma velocidade de 7GB/s cria um calor enorme. Devido a isso, o NVMe da Sabrent foi equipado com um dissipador de última geração utilizando a "combinação de alumínio e cobre".

A Sabrent explicou que o cobre absorve o calor que sai do drive quando está em sua velocidade máxima. O calor é afastado do inversor e espalhado pela superfície ranhurada de alumínio na parte superior do dissipador.

Para utilizar qualquer um dos SSDs, sua placa-mãe deve ser compatível com PCIe 4.0, o mais recente nível de comunicação entre a placa-mãe e a placa dedicada, com o dobro da velocidade da geração anterior (PCIe 3.0).

A Samsung e a Sabrent são duas das únicas empresas que desenvolvem controladores para SSDs, que são os componentes responsáveis por armazenar as tecnologias necessárias para que os SSDs executem suas funções.

- Continua após a publicidade -

A Samsung Electronics também tem avançado para a adoção de RAM de alta capacidade. A empresa havia anunciado o desenvolvimento de uma LPDDR5 RAM de 8Gb (gigabit) por volta de julho de 2018, seguida de produção em massa de um pacote LPDDR5 DRAM mobile com 12GB em julho de 2019. A última novidade da empresa nesse sentido foi o pacote de DRAM LPDDR5 mobile de 16GB em fevereiro de 2020.

Ainda não há informações sobre o preço do SSD Rocket 4 Plus, assim como confirmação de algumas outras especificações da linha Rocket 4 Plus.

Fonte: TweakTown
Tags
ssd
  • Redator: Iraci Falavina

    Iraci Falavina

    Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.