Índice do Artigo

PC Games

Na calada da noite, AMD apresenta sua nova placa de vídeo, Radeon RX 5300

Na calada da noite, AMD apresenta sua nova placa de vídeo, Radeon RX 5300
Créditos: Divulgação/AMD

No próximo dia 1ª de setembro, a Nvidia deve apresentar ao mundo sua nova geração de placas de vídeo, com a chegada da arquitetura Ampere ao mercado. Entretanto, para a surpresa de muitos, esse não será o único lançamento que acontecerá nestes dias no mercado.

Sem fazer muito alarde, a AMD apresentou na última sexta-feira (28) sua nova opção para o segmento de entrada, com a chegada da Radeon RX 5300. Essa nova placa de vídeo conta com todas as novidades da arquitetura RDNA, e chega para aqueles que buscam uma alternativa barata para rodar os jogos na resolução Full HD.

Falando das especificações da placa, ela traz o chip Navi 14, o mesmo utilizado na RX 5500 XT, igualmente com seus 1408 Stream Processors (22 Computers Units). Entretanto, a RX 5300 traz vários cortes na parte de memória, trazendo uma configuração com 3 GB de VRAM do tipo GDDR6, esse de 14 Gbps e com barramento de memória em 96-bit.

A Radeon RX 5300 conta com uma frequência de 1448 MHz em Game Clock, alcançando até 1645 MHz em modo Boost. A GPU oferece um desempenho de computação de 4,63 TFLOPs, contra a 5 TFLOPs de sua irmã, RX 5500 XT. Já sobre consumo, a placa traz um TBP de 100W, exigindo apenas um conector de 8 pinos para ser ligada.

Quanto ao desempenho, a Radeon RX 5300 tem como objetivo rodar games na resolução 1080p, principalmente voltada para jogos competitivos e mais leve, sendo uma concorrente direta da NVIDIA GeForce GTX 1650. Em gráficos comparativos publicado pela empresa, a RX 5300 consegue oferecer um desempenho de até 45% superior em relação a sua rival, como é no caso do shooter Battlefield 5, além de levar boa vantagem em outros títulos como Monster Hunter World, Call of Duty: Modern Warfare e PlayerUnknown’s Battlegrounds, entregando mais de 60 FPS em todos esses títulos.

Sobre preços e disponibilidade no mercado, a Radeon RX 5300 ainda não teve sua chegada ou valor no varejo anunciados. Porém, considerando o atual preço da Radeon RX 5500 XT de 4 GB, que é vista por US$ 169 no mercado exterior, a RX 5300 deve ser lançada em breve abaixo dos US$ 150.

Via: WCCFTech, Videocardz, Site oficial da AMD

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções