Créditos: Microsoft

DirectX 12 recebe novo Feature Level 12_2, compatível com Turing e RDNA 2

Conjunto de recursos foca nas GPUs do futuro, incluindo Intel Xe e plataforma Snapdragon

A Microsoft anunciou durante a semana, no dia 27 de agosto, um novo nível de compatibilidade de recursos para o DirectX 12. O Feature Level 12_2 foi criado para representar as tecnologias gráficas mais recentes que são compatíveis apenas nas GPUs mais avançadas e em modelos que ainda nem foram lançados, preparando a API para o futuro do desenvolvimento de jogos.

Segundo a dona do Windows, o Feature Level 12_2 representa um "enorme salto" em relação ao Feature Level 12_1, com suporte a uma nova camada de recursos. A empresa lista os seguintes destaques:

- DirectX raytracing
- Mesh shaders
- Variable rate shading
- Sampler feedback

Como mencionado anteriormente, nem toda placa de vídeo da atualidade está equipada para lidar com este pacote de recursos e os outros oferecidos no nível. O Feature Level 12_2 no momento é suportado e promete compatibilidade com a seguinte lista de GPUs:

- Nvidia GeForce RTX e Nvidia Quadro RTX (Turing)
- Futuras GPUs na arquitetura RDNA 2 da AMD
- O roadmap da Intel inclui modelos compatíveis, então algumas placas Xe
- A Microsoft diz estar trabalhando com a Qualcomm para implementar em modelos Snapdragon futuros

- Continua após a publicidade -

É interessante que a lista fala de modelos futuros de placas mas não faz menção à geração Ampere de GPUs Nvidia, que está muito próxima de seu lançamento. Mas o mais provável é que as placas suportarão os recursos do Feature Level 12_2, uma vez que a geração atual Turing já suporta.

O Feature Level determina um pacote específico de recursos que pode não ser suportado por qualquer placa. Enquanto a API DirectX busca ser universalmente compatível e funcionar no maior número de GPUs possível, ela é dividida em níveis de features para melhor aproveitar modelos mais avançados. Cada novo Feature Level incorpora os recursos do anterior e oferece um pouco mais. Então o Feature Level 12_2 traz tudo que já estava disponível no 12_1 e mais algumas novidades, detalhadas na tabela abaixo:

Fonte: Microsoft
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.