Créditos: Reprodução/ XDA Developers

PC rodando Android? Parece que será possível com o Android Generic

Equipe de desenvolvedores responsáveis pelo BlissOS / BlissRoms mostra o projeto

O Android é atualmente o sistema operacional mais usado em smartphones. Parece que o SO desenvolvido pela Google pode migrar também para PCs. Um novo projeto, que está sendo chamado de  “Android-Generic” está procurando instalar o Android em PCs. Ele não é desenvolvido pela Google oficialmente.

Android Generic

Essa iniciativa foi tomada pela equipe de desenvolvedores responsáveis pelo BlissOS / BlissRoms, que oferece uma build customizada do Android para PCs x86. A promessa é que o Android-Generic revolucione o processo de portabilidade de qualquer ROM personalizada para a plataforma. 

Para entender melhor como esse sistema funciona, Jon West - que é membro da equipe BlissRoms e está envolvido no processo de construção do sistema -, enviou um vídeo pelo seu Twitter. Ele mostra uma compilação da interface, que está rodando o kit de ferramentas do projeto Android-Generic:

Logo no início do vídeo é possível ver um unicórnio na tela. No decorrer da apresentação esse logo se repete. Junto com o símbolo também há o nome Dirty Unicorns. Esse é o nome que equipe deu para sua ROM personalizada do Android, que é baseada no projeto Open Source, ou de código aberto.

- Continua após a publicidade -

Esse código é o principal responsável pela portabilidade. O Android usa (e se orgulha muito disso) códigos que podem ser explorados por diferentes desenvolvedores. A empresa disponibiliza suas linhas de programação, permitindo que o seu sistema operacional seja muito colaborativo e versátil, podendo se adaptar a uma série de dispositivos. Não à toa é o sistema mais utilizado do mundo em smartphones atualmente. 

A Google oferece um sistema operacional diferente para PCs x86. Apesar do Chrome OS seguir os mesmos princípios que o Android, ele não é amplamente aceito. Muitos usuários gostam e preferem a interface do SO, que está presente em smartphones, TVs e outros dispositivos. 

- Continua após a publicidade -

Vale lembrar que esse é um projeto paralelo ao Google. Apesar de usar a base desenvolvida pela gigante de tecnologia, os responsáveis pelo projeto são uma equipe, que não tem relação oficial com o Android. Isso indica que instabilidades podem ser apresentadas.

É recomendável que, caso alguém tenha interesse em testar, tenha um bom conhecimento em programação. Esse é um projeto colaborativo, portanto possíveis contribuições são bem vindas. Para quem quiser ter acesso às ferramentas, arquivos, e toda a documentação disponível, basta acessar o repositório do GitLab.

Via: Mundo Conectado
Tags
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.