Créditos: Tweaktown

RTX 3090 terá 24 GB de VRAM e RTX 3080 chegará com 10 GB, aponta site [Rumor]

Videocardz "confirmou" as especificações de memória das GPUs Nvidia com fabricantes

Uma nova leva de informações sobre as placas de vídeo da linha Nvidia Ampere acabam de surgir na internet. O conceituado site Videocardz disse que obteve confirmações sobre a existência da RTX 3090 e RTX 3080. Além disso, o veículo aponta que o modelo mais potente da linha chegará com nada menos que 24 GB de memória dedicada no padrão GDDR6X.

A RTX 3080, por outro lado, chegará com bem menos VRAM. O site conversou com fabricantes parceiras da Nvidia e supostamente obteve a confirmação de que a GPU contará com 10 GB de memória GDDR6X.


Suposta RTX 3090 ao lado da RTX 2080. (Imagem: Videocardz/Reprodução)

A diferença entre os modelos abre portas para o lançamento de uma RTX 3080 Ti ou RTX 3080 Super. O Videocardz aponta que as placas de vídeo não estão em desenvolvimento atualmente, mas não descarta a possibilidade de a Nvidia lançar um dos modelos no futuro.

Enquanto a quantidade de VRAM foi confirmada pelas fontes do Videocardz, o site também especula outras configurações das novas placas de vídeo. Segundo a publicação, a RTX 3090 terá memória de 384-bit com pelo menos 19 Gbps, enquanto a RTX 3080 teria componentes de 320-bit e 19 Gbps.


Suposto design da RTX 3080. (Imagem: Videocardz/Reprodução)

- Continua após a publicidade -

De acordo com o site, as duas placas de vídeo mais potentes da linha Ampere serão apresentadas pela Nvidia durante o evento marcado para o dia 1° de setembro. Na mesma data, a companhia também pode mostrar a RTX 3070, segundo o Videocardz. 

As imagens que ilustram essa publicação também foram divulgadas pelo site e mostram o design das novas GPUs RTX. Enquanto a Nvidia não deu detalhes aprofundados sobre as placas de vídeo, a empresa confirmou hoje que adotará um novo visual e PCB nas GPUs Ampere.

Além disso, a linha RTX 30 contará com um novo conector de energia de 12 pinos. Segundo a companhia, o padrão traz melhor desempenho e ocupa menos espaço que o PCIe de 8 pinos. A firma também disse que enviará um adaptador com suas placas de vídeo para que a nova entrada seja compatível com cabos atuais.

Fonte: Videocardz
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.