Créditos: Nvidia

Nvidia lança teaser das GPUs RTX 3000 e confirma conector de 12 pinos

Vídeo da fabricante também mostra rapidamente o design que será utilizado nas placas de vídeo da linha Ampere

A Nvidia lançará as novas placas de vídeo da série RTX 3000 na semana que vem, mas confirmou antecipadamente alguns detalhes sobre as GPUs Ampere. Em um vídeo técnico lançado no canal da marca GeForce, a fabricante mostrou teasers do design dos produtos e confirmou a presença de um conector de 12 pinos.

O vídeo de oito minutos divulgado pela companhia traz detalhes sobre como a Nvidia aborda a construção das placas de vídeo. Durante as explicações de engenheiros, a empresa exibe imagens de como vai funcionar o resfriamento das GPUs Ampere, que trarão dois fans em lados opostos.


Sistema de resfriamento utilizado nas GPUs RTX 30. (Imagem: Nvidia/Divulgação)

Além da imagem do sistema de resfriamento das Ampere, a Nvidia também lançou um breve teaser no final do vídeo mostrando o visual das placas de vídeo da nova geração. A imagem exibe apenas uma parte do corpo do produto, mas confirma o design vazado anteriormente e que promete ser consideravelmente maior que as GPUs RTX atuais.


Visual externo de uma das placas de vídeo da série RTX 30. (Imagem: Nvidia/Divulgação)

Enquanto os teasers sobre o visual das placas de vídeo não revelam muitas informações, a Nvidia foi enfática em relação ao novo conector de energia que estará nas placas RTX 3000. Aos 6:05 do vídeo, a companhia confirma que utilizará um conector de 12 pinos para alimentar as novas GPUs Ampere.

- Continua após a publicidade -

Conector de 12 pinos confirmado


(Imagem: Nvidia/Divulgação)

Segundo a Nvidia, o novo conector de 12 pinos ocupa menos espaço e consegue levar mais energia que o padrão de oito pinos PCIe utilizado atualmente. A fabricante também ressalta que as placas de vídeo contarão com um adaptador incluso para serem utilizadas com fontes e cabos convencionais. 

A confirmação da Nvidia vem pouco tempo após uma série de rumores sobre a adoção do novo padrão de conexão. Recentemente, a fabricante Seasonic deixou vazar um cabo exibindo o novo padrão de 12 pinos, que praticamente já havia confirmado a mudança. 

As placas de vídeo da série RTX 30 serão reveladas pela Nvidia em 1° de setembro, próxima terça-feira. Mesmo com uma semana para a revelação inicial, rumores já apontam quais GPUs devem ser lançadas e seus respectivos preços.

Segundo as informações que não foram confirmadas pela Nvidia, a empresa está preparando as placas de vídeo RTX 3090, RTX 3080, RTX 3070 e RTX 3060. O produto mais potente da nova linha supostamente chegará por US$ 1.399 -- confira os supostos valores de cada modelo aqui.

- Continua após a publicidade -

Fonte: Nvidia
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.