Créditos: MacMagazine

TSMC anuncia planos para processo em 2nm em nova fábrica em Taiwan

Terreno já está preparado para novas instalações em Hsinchu para fabricação dos chips

A TSMC está fazendo diversos anúncios importantes ao longo dessa semana graças ao seu Technology Sympoisum. Além dos planos de produção de semicondutores que já estão em andamento, a empresa falou também de planejamentos futuros para alcançar a litografia de 2nm, chegando aos limites da tecnologia.

Para criar seus chips de 2nm, a TSMC vai usar novas instalações que ainda nem começaram sua construção. O terreno na cidade de Hsinchu, em Taiwan, já está comprado e a fábrica vai ser estabelecida por lá. A TSMC ainda não deu uma previsão de data para chegarem os primeiros componentes em 2nm, mas podemos apostar que depois de 2022. Afinal, o processo de 3nm foi prometido para o fim de 2022, então espera-se que a nova tecnologia chegue depois disso.

A fábrica que vai criar semicondutores em 2nm vai empregar 8.000 pessoas e vai produzir os componentes com a tecnologia GAA (gate-all-around). Isso é interessante porque este é o formato que já foi escolhido pela Samsung para seus chips futuros de 3nm, enquanto a TSMC optou por ficar em FinFET no seu processo de 3nm ainda. Assim, será possível fazer várias comparações importantes, do 3nm da TSMC contra o 3nm da Samsung, e depois a mudança de geração na própria empresa taiwanesa, pra ver o quanto a mudança de tecnologia impacta nos componentes.

Por enquanto a TSMC segue focada na produção de 5nm, que já está acontecendo em larga escala. Passaremos ainda pelos 4nm antes de chegar nos 3nm em 2022.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: GSMArena
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.