Créditos: Montagem: Adrenaline

ClockTuner aumenta performance de CPUs Ryzen 3000 automaticamente

Ferramenta faz testes e ajustes precisos de processadores AMD Zen2
Por Diego Kerber 25/08/2020 14:28 | atualizado 25/08/2020 14:28 Comentários Reportar erro

Yuri "1usmus" Bubliy, famoso por seu utilitário DRAM Calculator for Ryzen, lançou um novo aplicativo bastante útil para donos de processadores da AMD. O ClockTuner for Ryzen (CTR) também tem o objetivo de tirar mais desempenho de processadores Ryzen, porém agora o ajuste é feito nas frequências e tensões elétricas dos núcleos da CPU.

O CTR busca aproveitar a versatilidade do design chiplet da AMD nos CPUs Ryzen, compostos por múltiplos conjuntos de núcleos aglomerados em estruturas chamadas CCX. Através de testes de estabilidade e performance, a ferramenta pode verificar os CCXs mais eficientes e também os melhores núcleos, e dessa forma reduzir ou aumentar a tensão e as frequências buscando ganhar mais eficiência e performance, encontrando o ponto ideal entre aquecimento e desempenho.

Infelizmente devido a natureza da microarquitetura, donos de processadores das gerações iniciais de CPUs AMD Ryzen ficaram de fora, o que significa que se seu processador é baseado em Zen ou Zen+, ele não terá suporte ao aplicativo. Somente modelos baseados em Zen2, o que inclui AMD Ryzen 3000 e 4000G, além da linha Threadripper 3000, poderão aproveitar a aplicação, pois só essa nova microarquitetura tem suporte a ajuste individual por CCX de tensão e frequência. 

A ferramenta irá ao mesmo tempo diminuir consumo e aumentar performance

Em testes feitos pelo próprio 1usmus, com processadores Ryzen 9 3900X e Threadripper 3960X, o CTR foi capaz de aumentar em 6,5% a performance e reduzir o consumo em 9% o consumo no 3900X, e tirar 5,3% de desempenho e 4,2% menos consumo no 3960X.

- Continua após a publicidade -

O ClockTuner for Ryzen ainda não está disponível, mas nos planos de 1usmus ele chegará no próximo mês, facilitando a vida de quem não quer ficar por conta própria subindo e descendo tensão elétrica e frequências até achar um ponto ótimo para o seu próprio CPU.


Fonte: Guru3d
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.