Índice do Artigo

AMD

ClockTuner aumenta performance de CPUs Ryzen 3000 automaticamente

ClockTuner aumenta performance de CPUs Ryzen 3000 automaticamente
Créditos: Montagem: Adrenaline

Yuri “1usmus” Bubliy, famoso por seu utilitário DRAM Calculator for Ryzen, lançou um novo aplicativo bastante útil para donos de processadores da AMD. O ClockTuner for Ryzen (CTR) também tem o objetivo de tirar mais desempenho de processadores Ryzen, porém agora o ajuste é feito nas frequências e tensões elétricas dos núcleos da CPU.

O CTR busca aproveitar a versatilidade do design chiplet da AMD nos CPUs Ryzen, compostos por múltiplos conjuntos de núcleos aglomerados em estruturas chamadas CCX. Através de testes de estabilidade e performance, a ferramenta pode verificar os CCXs mais eficientes e também os melhores núcleos, e dessa forma reduzir ou aumentar a tensão e as frequências buscando ganhar mais eficiência e performance, encontrando o ponto ideal entre aquecimento e desempenho.

Infelizmente devido a natureza da microarquitetura, donos de processadores das gerações iniciais de CPUs AMD Ryzen ficaram de fora, o que significa que se seu processador é baseado em Zen ou Zen+, ele não terá suporte ao aplicativo. Somente modelos baseados em Zen2, o que inclui AMD Ryzen 3000 e 4000G, além da linha Threadripper 3000, poderão aproveitar a aplicação, pois só essa nova microarquitetura tem suporte a ajuste individual por CCX de tensão e frequência. 

A ferramenta irá ao mesmo tempo diminuir consumo e aumentar performance

Em testes feitos pelo próprio 1usmus, com processadores Ryzen 9 3900X e Threadripper 3960X, o CTR foi capaz de aumentar em 6,5% a performance e reduzir o consumo em 9% o consumo no 3900X, e tirar 5,3% de desempenho e 4,2% menos consumo no 3960X.

O ClockTuner for Ryzen ainda não está disponível, mas nos planos de 1usmus ele chegará no próximo mês, facilitando a vida de quem não quer ficar por conta própria subindo e descendo tensão elétrica e frequências até achar um ponto ótimo para o seu próprio CPU.


YouTube video

Via: Guru3d

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções