Créditos: Reprodução/Microsoft

Windows 95 faz hoje 25 anos! O Menu Iniciar, a Lixeira e Área de Trabalho também

Icônico lançamento da Microsoft vendeu 7 milhões de cópias nas primeiras cinco semanas

O Windows 95 completou hoje 25 anos de existência. O icônico sistema operacional da Microsoft se tornou popular por introduzir vários recursos que foram precursores para as futuras versões dos SOs da empresa, incluindo o Menu Iniciar, a Lixeira e a Área de trabalho. O Windows 95, conhecido na época pelo codinome “Chicago”, foi lançado em 24 de agosto de 1995, e alcançou a marca de 7 milhões de cópias vendidas nas primeiras cinco semanas.

O lançamento do Windows 95 foi um evento notório que contou com a participação do próprio Bill Gates, Steve Ballmer (presidente executivo da Microsoft entre 1998 e 2014) e de personalidades como o apresentador e comediante estadunidense Jay Leno. A campanha de marketing do sistema operacional custou à Microsoft US$ 300 milhões e contou com nada menos que a música "Start Me Up", dos Rolling Stones, para ser a trilha sonora. 

Abaixo você confere um trecho do evento de lançamento do Windows 95, com direito à dancinha do Bill Gates.

- Continua após a publicidade -

O Windows 95 se tornou muito popular pela sua facilidade de instalação e novos recursos. Na época, usuários precisavam comprar o MS-DOS (Microsoft Disk Operating System) e o Windows separadamente, mas isso mudou com a introdução da versão de 1995. O novo sistema operacional também ajudou a reduzir a dependência do Prompt de Comando para realização de tarefas, já que o sistema operacional era inicializado diretamente na interface gráfica.


Menu Iniciar, Windows Explorer e Internet Explorer no Windows 95 (Reprodução/How-to Geek)

Ao invés de executar comandos pelo Prompt, o usuário finalmente conseguia acessar ao Menu Iniciar e clicar no programa que pretendia abrir. Era só clicar no botão Iniciar para ver as opções disponíveis, como Programas, Documentos, Configurações e até mesmo para desligar o computador.

O novo sistema operacional da época também introduziu o Windows Explorer (ou Explorador de Arquivos), a Área de Trabalho, a Lixeira, um utilitário de pesquisa para encontrar arquivos em todo o sistema operacional e mais.

- Continua após a publicidade -

A versão inicial do Windows 95 não incluía um navegador de internet, mas um atalho para a “The Microsoft Network” (ou MSN), lançada para competir com serviços como CompuServe. A partir da versão SR1 (Service Release 1), o Internet Explorer passou a ser incorporado ao sistema como recurso "não opcional".

Apesar de ter sido comercializado em CD, o sistema operacional também tinha uma versão em disquetes.


Disquetes para instalação do Windows 95 (Reprodução/Stephen Chapman)

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Mundo Conectado Fonte: Microsoft
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.