Créditos: Reprodução/ HardwareLuxx

Novas fotos mostram que conector de 12 pinos das RTX 30 é menor que o de 8

Novos vazamentos mostram tamanho menor mesmo com mais pinos

O lançamento das próximas GPUs GeForce RTX 3000 está marcado para acontecer no dia 1 de setembro. Como é esperado, novos vazamentos estão aparecendo, revelando possíveis especificações da linha. Recentemente, novas imagens foram divulgadas, mostrando o tamanho do conector de 12 pinos. Segundo o vazamento, essas imagens são referentes a um conector para às placas de vídeo GeForce "Ampere" Founders Edition, porem não foi destacado nenhum modelo específico.

O responsável pela divulgação foi o HardwareLuxx, que recebeu apenas os cabos que irão alimentar as placas de vídeo, de forma antecipada. Diferente do que muitos esperavam, o fato da quantidade de pinos ter aumentado, não resultou também em aumento de tamanho. As fotos revelam que ele ficou pouco mais largo (pouco mesmo), mas está mais fino, comparado à versão com oito pinos.

O novo conector reduziu, em muito, o tamanho de cada pino. Eles são, assim como os modelos de oito, divididos em duas fileiras. A de cima possui seis e a de baixo os demais seis. A versão com oito segue o mesmo princípio, reduzindo a quantidade total para quatro em cima e quatro embaixo.

- Continua após a publicidade -

O conector é chamado de Molex Micro-Fit 3.0 de 12 pinos, e é próprio da NVIDIA, ao menos por enquanto. Já havia sido divulgado pela própria Seasonic, responsável pela fabricação do cabo, que ele estaria presente em algum modelo das próximas GeForce RTX 3000, sem falar qual. O novo padrão usa fios e pinos de bitola alta, o que garante energia de até 600 W de potência, segundo o site TechPowerUp, mas outros rumores falam em até 850 W, como é destacado na caixa. Em comparação com os atuais modelos, os ganhos podem superar duas vezes.

Outro benefício da atualização do conector é na facilidade de conectar e de gerenciar os cabos. Isso porque, mesmo com placas topo de linha, como é o caso da GeForce "Ampere" Founders Edition, pode ser necessário apenas um conector. O uso de mais conectores é dispensado, mesmo em situações de overclock, devido a alta potência de energia entregue pelo Molex Micro-Fit 3.0. Outro detalhe importante é que esse conector ficaria consideravelmente diferente do conector de 8 pinos (4+4) do CPU, o que é interessante para evitar confusões.

Os rumores afirmam que o Molex Micro-Fit 3.0 de 12 pinos estaria nos modelos referência das GeForce "Ampere" Founders Edition. No entanto, as demais placas de vídeo com design personalizado apresentadas pela NVIDIA, devem manter os conectores de oito pinos. 

- Continua após a publicidade -

Vale lembrar que nada ainda é confirmado e, neste momento, é a fase onde os rumores e vazamentos aumentam. Todas as informações oficiais sobre as novas GPUs serão apresentadas no dia 1 de setembro, em um evento especial de 21 anos da empresa no mercado de GPUs. A apresentação das novidades ficará por conta do CEO e fundador da NVIDIA, Jensen Huang.

Via: TechPowerUp, TechPowerUp
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.