Créditos: Reprodução/Popsfera

Microsoft defende Epic Games contra ameaça da Apple de bloqueio ao desenvolvedor

Phil Spencer fez declaração no Twitter em favor da Unreal Engine
Por Mariela Cancelier 23/08/2020 23:12 | atualizado 23/08/2020 23:12 Comentários Reportar erro

A Microsoft declarou publicamente que está apoiando a Epic Games em seu pedido para manter o acesso ao kit do desenvolvedor nos dispositivos iOS e MacOS enquanto seu processo contra a Apple continua. A Apple ameaçou bloquear o acesso às ferramentas de desenvolvimento da Unreal Engine (UE) em seus sistemas, o que afetaria vários desenvolvedores já que eles não teriam como corrigir falhas de segurança nos games, interrompendo completamente o suporte para os jogadores.

Apple chama Epic de

Apple chama Epic de "ladra" e afirma que empresa queria um acordo especial
Se for verdade, isso contradiz um dos principais argumentos da companhia de games

O bloqueio planejado pela Apple afetaria os jogos da Microsoft, que também utilizam a plataforma para alguns títulos. A declaração oficial da Microsoft foi entregue à Justiça americana junto ao pedido da Epic Games. O gerente geral de experiências de desenvolvedor de jogos Kevin Gammill afirmou que a Unreal Engine da Epic é "crítica" para a indústria, e perder o acesso a ela no iOS e Mac privaria a Microsoft e outros criadores de jogos de uma tecnologia essencial.

"A Microsoft e outras empresas teriam que escolher entre reiniciar o desenvolvimento do game, abandonar o suporte para dispositivos da Apple ou cancelar totalmente um jogo que estaria em desenvolvimento."
- Defendeu Kevin Gammill, da Microsoft.

Com o bloqueio da Unreal, usuários de iOS e Mac não terão mais acesso a novos recursos, correções de bugs e atualizações de segurança. Além disso, eles também seriam impedidos de jogar online com players de outras plataformas.

Phil Spencer, vice-presidente da área de jogos da Microsoft e chefe do Xbox, também se manifestou no Twitter em favor à desenvolvedora de Fortnite: “Hoje, apresentamos uma declaração em apoio ao pedido da Epic para manter o acesso ao SDK da Apple para seu Unreal Engine. Garantir que a Epic tenha acesso à tecnologia mais recente da Apple é a coisa certa para desenvolvedores e jogadores de jogos”.

- Continua após a publicidade -

A briga judicial entre a Apple e a Epic Games começou quando a Gigante da maçã acusou a desenvolvedora de quebrar intencionalmente as regras da App Store com uma loja "paralela" dentro de Fortnite (sem pagar uma porcentagem à Apple). Em resposta aos desenvolvedores que “trabalham para enganar a Apple”, a empresa removeu Fortnite de seus dispositivos e alegou que se a Epic não voltar atrás com sua loja, "nenhum profissional que use Mac ou iPhone poderia usar a Unreal Engine".

Via: Engadget
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.