Créditos: Hardware Luxx

Seasonic confirma cabo de energia de 12 pinos para série GeForce RTX 30

Empresa recomenda que se use fonte de 850 W ou mais com esse cabo
Por Carlos Felipe Estrella 23/08/2020 12:07 | atualizado 23/08/2020 12:07 Comentários Reportar erro

A Seasonic confirmou que ao menos uma das novas placas de vídeo da série Nvidia GeForce RTX 30 virá com um novo cabo de alimentação de 12 pinos – algo que nenhuma fonte possui hoje. Para resolver esse problema, a companhia vai vender o cabo adaptador Molex Micro-Fit 3.0, que converte dois conectores de 8 pinos num único de 12 pinos.

As especulações publicadas até hoje dão conta de que talvez a única GPU que usará esse novo cabo será a GeForce RTX 3090, afinal trata-se do modelo mais poderoso e com maior consumo de linha. Ela já deverá acompanhar o adaptador na caixa, já que não existe qualquer cabo do tipo até o momento no mercado.

Vale lembrar que, até hoje, todas as placas de vídeo do mercado que precisavam de alimentação externa sempre usaram conectores de 6 ou de 8 pinos. Os modelos mais poderosos do mercado – com overclock de fábrica e robustos sistemas de resfriamento – podem precisar de até três conectores de energia.

O novo adaptador da Seasonic apareceu numa publicação do site chinês de vídeos Bilibili e teria comprimento de 75 cm. De acordo com o site Videocardz, o produto já parece estar finalizado, mas a Seasonic ainda diz que ele está apenas sendo usado para testes.

- Continua após a publicidade -


Fonte: Hardware Luxx

Ainda de acordo com a publicação, esse novo cabo em específico só vai funcionar com fontes de alimentação da Seasonic, algo estranho, já que as conexões são padrão de mercado. Enquanto isso, o adaptador que deverá vir junto dos modelos Founders Edition deverá usar os cabos de alimentação de 8 pinos já existentes nas fontes de diversas marcas e operar como um extensor. Também é possível notar que a recomendação para uso do cabo em fontes de 850W ou superiores, indicando que as placas mais potentes que demandem o uso desse conector também irão precisar de bastante potência.

As fabricantes de placas costumam enviar adaptadores que são dois conectores de 6 pinos numa ponta e um único de 8 pinos na outra ponta com os seus modelos mais caros. Apesar da Seasonic dizer que o adaptador está em fase de testes, o pessoal do site Hardware Luxx diz já tê-lo recebido junto com uma das fontes da fabricante. O envio teria sido promovido em antecipação ao lançamento das placas de vídeo Nvidia GeForce RTX 30.

Via: Hardware Luxx, Videocardz
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.