Índice do Artigo

Hardware

TSMC atinge marca de 1 bilhão de chips fabricados em 7 nm

TSMC atinge marca de 1 bilhão de chips fabricados em 7 nm
Créditos: TSMC

Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) anunciou que atingiu a marca de 1 bilhão de chips fabricados em litografia 7nm. Isso mostra a força da fábrica e a sua expertise técnica, especialmente considerando que nenhuma outra linha de produção no mundo chegou perto dessa marca.

Se todos os dies fabricados nesse processo fossem combinados num único wafer gigante retangular, eles seriam capazes de cobrir 13 quarteirões de Nova York. De acordo com o site TechPowerUp, o processo de 7 nm da TSMC foi introduzido com o node N7.

Esse node entrou numa fase de produção em massa em abril de 2018, mais de dois anos atrás. Desde então, a empresa está promovendo a fabricação em massa de chips em 7 nm para uma série de grandes empresas.

Entre as dezenas de clientes da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company estão Qualcomm, Apple e AMD. Agora, a fábrica está buscando monetizar em cima de refinamentos do N7, que incluem as versões com melhoramentos DUV, N7e e N7P.


Fonte: TSMC

Ao mesmo tempo, eles estão em busca de executar o roadmap do essencial processo baseado no node N7+, que é do tipo EUV. A partir dele é que vão surgir processos de fabricação do futuro, como o N6.

“Esse é um marco impressionante para uma tecnologia que começou a ser produzida em volume em abril de 2018. Desde então, fabricamos chips em 7 nm para mais de 100 produtos de dezenas de clientes. É silício suficiente para cobrir mais de 13 quarteirões de Manhattan. E com mais de bilhão de transistores por chip, temos um nível realmente Exa, ou mais de um quintilhão de transistores de 7 nm”.
Comunicado oficial da TSMC

O crescimento da TSMC será fortemente impulsionado pela adoção de modems 5G na indústria. Além disso, a empresa está trabalhando na produção de processadores para aplicações específicas e na busca de inovações tecnológicas para auxiliar na retomada da AMD nos processadores para desktops.

“Nossa tecnologia de 7 nm teve sua produção ampliada para um alto volume mais rápido do que qualquer outra tecnologia anterior da TSMC. Como com qualquer habilidade, a prática gera a perfeição na fabricação de chips. Quanto mais chips você faz, mais você aprende – onde os defeitos podem acontecer, onde novos materiais ou equipamentos pode criar resultados inesperados – e você também tem mais oportunidades de aprender como eliminar esses problemas e otimizar o processo”.
Comunicado oficial da TSMC

Via: TSMC, TechPowerUp

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções