Créditos: Ballistix

AMD Renoir bate recorde de overclock em memórias DDR4 com 6666 MHz

Marca prova que AMD possui o melhor controlador de memória x86 no mercado hoje

A nova geração de APUs AMD Renoir conseguiu bater o recorde de overclock ao levar memórias DDR4 e até 6666 MHz. De acordo com o site TechPowerUp, esse novo recorde registrado no HWBot comprova algo que seria impensável algum tempo atrás: a AMD de fato possui o melhor controlador de memória x86 do mercado hoje.

Quem conquistou essa marca inédita foi o usuário Banbao XE, que estava usando um único módulo de memória Crucial Ballistix Max. A frequência original desse modelo é de apenas 2666 MHz, o que dá uma ideia do tamanho do overclock que o entusiasta alcançou.

HWBot: Placar de Frequência de Memória DDR4 SDRAM

Outro ponto surpreendente que coloca as coisas em perspectiva é que o suporte para esse overclock foi obtido numa placa-mãe ROG Strix B550-I Gaming. Mas há um detalhe aqui: apesar de ser um modelo intermediário, essa placa-mãe é feita no padrão Mini-ITX.

Site oficial: Memória RAM Ballistix Max

- Continua após a publicidade -

Isso significa que a distância entre o processador e a memória é reduzida, o que aumenta a intensidade do sinal. A CPU em questão utilizada para o recorde foi a da APU AMD Ryzen 7 4700GE "Renoir".


Fonte: HWBot

Site oficial: Placa-mãe ROG Strix B550-I Gaming

Ela estava operando com os clocks reduzidos (1889MHz) e uma tensão maior do que o padrão (1,5V). Essa técnica é utilizada para aumentar a estabilidade do controlador de memória – ao mesmo tempo em que reduz as temperaturas de operação. Ou seja, atinge-se um equilíbrio entre a maior tensão e a menor frequência.

Para alcançar uma frequência tão grande, o usuário Banbao XE também teve que sacrificar a latência da memória RAM, rodando com timings de 30-27-27-58, muito acima do que normalmente se veria.

- Continua após a publicidade -


Fonte: Asus ROG

Como explica a publicação, porém, o objetivo aqui não era alcançar o maior desempenho, mas sim atingir a maior frequência possível. E isso foi atingido com primor, inclusive resultando num novo recorde mundial.


Fonte: HWBot

A marca anterior era o próprio Bianbao, que tinha alcançado 6665 MHz com memórias G.Skill Trident Z – que originalmente já rodavam a 4000 MHz. Naquela ocasião, ele havia usado um processador Intel Core i9-10900K rodando a 3.4 GHz (5,45% abaixo da frequência padrão).

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: TechPowerUp, HWBot
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.