Créditos: Divulgação/Crucial

Memórias DRAM e flash NAND terão queda de preços até o começo de 2021

Redução deverá ser de 10% até o final desse ano, com essa tendência mantida para o primeiro trimestre do próximo ano
Por Pedro Henrique 17/08/2020 20:33 | atualizado 17/08/2020 20:33 Comentários Reportar erro

No começo desse ano, analistas do mercado de hardware apontaram para um drástico aumento nos preços das memórias DRAM e flash NAND, especialmente por conta do início da pandemia do coronavírus. Era esperado que os preços das memórias RAM e SSDs subissem em até 40%, e embora esse aumento realmente aconteceu, ele não foi tão abrupto como era esperado.

Após essa época de alta, para a felicidade dos consumidores, parece que está prestes a acabar. De acordo com fontes ligados ao site taiwanês DigiTimes, os preços das memórias DRAM e flash NAND terão uma queda de cerca de 10% até o final de 2020, e essa tendência permanecerá até o primeiro trimestre de 2021.

Segundo o site, Micron e SK Hynix, duas das principais fabricantes de memórias no atual mercado, já estariam emitindo avisos para seus clientes sobre a baixa demanda de pedidos. Analista do Deutsche Bank, Sidney Ho observou que, durante o início da pandemia, muitas das empresas que necessitam de memórias fizeram grandes compras para estocarem esse tipo de componente, com medo de que houvesse uma escassez ao decorrer de 2020.

Agora, como aponta o site Barrons, com o retorno da "normalidade", houve uma grande queda nos pedidos feitos pelas empresas. Isso, aliado ao excesso de estoque de memória baseados em DRAM e NAND, fará com que as empresas desafoguem seus estoques, assim, derrubando os preços de produtos como memória RAM e SSDs.

- Continua após a publicidade -

Embora essa redução possa ser uma vitória para os consumidores, que deverá contar em breve com preços mais justos em seus produtos, isso poderá ter efeitos negativos em alguns pontos. Como é analisado pelo site Tom's Hardware, se a demanda por memórias continuar reduzida, somados com um mercado inundado e assim, empurrando os preços desse componente para baixo, isso poderá levar algumas empresas a deixar esse mercado para segmentos mais lucrativos, ou abdicar por completo desse tipo de negócio.

No fim, os preços das memórias DRAM e NAND certamente voltarão ao nível mais altos em algum momento, visto que a demanda deverá ser mantida até o ponto dos estoques se normalizarem. Então, caso esteja pensando em realizar um upgrade de memória RAM ou SSD, o final deste ano ou início de 2021 poderá ser um bom momento para isso.

Via: Tom's Hardware Fonte: DigiTimes
Tags
ssd
  • Redator: Pedro Henrique

    Pedro Henrique

    Formado em Informática e tecnólogo em Jogos Digitais, amante de games (principalmente os de corrida), curte uns hardwares e assim como Pink e o Cérebro, buscando o plano para dominar o mundo.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.