Créditos: Reprodução | Wccftech

GPUs Intel Xe-HPG podem ser lançadas com litografia de 6nm da TSMC

Os componentes Xe-LP e Xe-HP serão fabricadas no processo SuperFin de 10nm da Intel

No final da semana passada, recebemos um combo significante de novas informações sobre as GPUs dedicadas de próxima geração da Intel. Agora, descobrimos que as futuras placas Xe-HPG podem chegar ao mercado com litografia de 6nm da TSMC.

Essas afirmações surgiram através de lojas baseadas em Taiwan que indicam uma confiança notável da TSMC em ganhar pedidos para as Xe-HPG. De acordo com o  IThome (via @harukaze5719), essas GPUs seriam produzidas nas fábricas da TSMC.

Os componentes das linhas Xe-LP e Xe-HP, por sua vez, serão fabricadas no processo SuperFin de 10nm da própria Intel. É válido lembrar que, quando chegarem ao mercado, as GPUs da Intel estarão competindo com os produtos RDNA 2 da AMD e Ampere da Nvidia.

O processo de 6nm da TSMC foi apresentado no ano passado com o codinome 'N6'. Ele deve usar uma versão mais avançada da tecnologia de litografia EUV, oferecendo um aumento de 18% na densidade lógica em relação ao processo de 7nm. No entanto, ainda seria compatível com o design de 7nm, o que reduziria o tempo para comercialização de produtos de consumo final.

- Continua após a publicidade -

A GPU Xe-HPG estará entre a Xe-LP e a Xe-HP nessa nova geração, tratando-se de uma intermediária com recursos interessantes para os jogadores. Algumas coisas que já conhecemos é o Ray-Tracing acelerado por hardware, memória GDDR6 e até 4096 cores no chip principal (considerando que um tile consista em 512 Unidades de Execução ou EUs). Abaixo, para uma comparação superficial, temos alguns dados sobre as GPUs Xe-HP, voltadas para data centers:

- Xe-HP (12.5) 1-Tile GPU: 512 EU [Est: 4096 Cores, 10.6 TFLOPs 1.3 GHz, 150W].
- Xe-HP (12.5) 2-Tile GPU: 1024 EUs [Est: 8192 Cores, 21.2 1.3 GHz, TFLOPs, 300W].
- Xe-HP (12.5) 4-Tile GPU: 2048 EUs [Est: 16,384 Cores, 42.3 TFLOPs 1.3 GHz, 400W/500W].

Como o Wccftech menciona, a Intel pode optar por uma contagem maior da UEs em suas GPUs "Gaming", mas isso só será confirmado quando as especificações finais forem divulgadas. Se tudo acontecer como planejado, as GPUs serão lançadas  em 2021.

- Continua após a publicidade -

Via: Wccftech
Tags
  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.