Risa Stoider vence o Concurso de Jornalismo em Segurança Digital da ESET

É com muito orgulho que publicamos que Risa Soider, jornalista do Adrenaline, venceu o 3º Concurso de Jornalismo em Segurança Digital da ESET, premiação que seleciona os melhores trabalhos de jornalistas na Área de segurança, de toda a América Latina.

O prêmio é dividido nas categorias impresso, digital e multimídia. Risa ganhou o prêmio principal de "Melhor Trabalho Jornalístico em Segurança Digital", pela reportagem "Stuxnet: Do que ele é realmente capaz?", publicada no mês de outubro. A reportagem traz uma abordagem detalhada de uma das principais ameaças de segurança em informÁtica em 2010. Como prêmio, jornalista irÁ viajar para a cidade de Hannover, na Alemanha, em março de 2011 para visitar a CeBIT, a maior feira de tecnologia do mundo.Esta é a primeira vez que foram aceitos trabalhos do Brasil.

No artigo, Risa trata do worm que invadiu instalações nucleares no Irã. Foto: Chamada da matéria no site.

- Continua após a publicidade -

 "O jornalismo de tecnologia tem um importante papel na democratização da informação. Com a tecnologia cada vez mais próxima das pessoas, despertando o seu interesse e curiosidade, é fundamental manter o público muito bem informado sobre os riscos que ela pode trazer. Acredito que só assim pode acontecer uma efetiva inclusão digital, na qual cada indivíduo tenha acesso não só aos equipamentos, como a toda informação que precisar, aproveitando o mÁximo do ciberespaço com prudência e conhecimento. É uma honra ser a primeira representante do Brasil a ganhar este prêmio e parabenizo a ESET pela iniciativa, incentivando a atividade jornalística e contribuindo para manter as pessoas bem informadas", declarou Risa.

A imprensa brasileira contou ainda com outra jornalista entre os vencedores: Lucia Helena Correa, do jornal InformÁtica Hoje, recebeu uma menção honrosa pela matéria "Redes sociais: a arte de viver perigosamente". Um prêmio de menção honrosa também foi entregue à jornalista chilena Andrea Obaid, pela matéria "Incidência e prevenção do crime virtual no Chile", veiculada na RÁdio Cooperativa do Chile.

Quanto aos vencedores das três categorias de imprensa, foram os seguintes (cada um foi premiado com um netbook):

Vencedor da categoria impressa: AdriÁn Rivera, pela matéria "Defenda sua segurança pessoal" (PC World – México)
Vencedor da categoria digital: Daniel Diosdado, pela matéria "Redes sociais, o perigo estÁ entre nós" (Addictware – México)
Vencedor da categoria multimídia: Diana Gómez Giraldo, pela matéria "A segurança de informÁtica: uma necessidade e um tema de convergência" (RÁdios universitÁrias – Colômbia)

O artigo de Risa estÁ publicado aqui no Adrenaline. Os trabalhos dos demais vencedores podem ser lidos no endereço: http://premios.eset-la.com/periodistas/ganadores.php

- Continua após a publicidade -

Assuntos
Tags
  • Redator: Redação

    Redação

Bingo pré-lançamento Radeon RX 6000. A Big Navi vai ser:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.