Créditos: Epic Games

Fortnite sai da Play Store, mas ainda pode ser baixado na Galaxy Store e site da Epic

A desenvolvedora continua distribuindo o jogo normalmente no Android

Após adicionar um meio de pagamento próprio em Fortnite para smartphones, o jogo da Epic Games foi banido da Play Store e do iOS ontem (13), o que levou a processos contra Google e Apple. Enquanto a distribuição do game nos iPhones e iPads está parada, os usuários do Android podem baixar o título normalmente.

Apesar de o jogo ter sido retirado da loja oficial da Google, a Epic Games continua distribuindo Fortnite em seu site. Os usuários só precisam acessar a página de download por meio de um celular compatível ou utilizar o QR Code.


O jogo segue normal no Android. (Imagem: Epic Games/Captura de tela)

A Epic Games distribui o game fora da Play Store por meio de um arquivo APK, que pode ser instalado no Android. A empresa utiliza o método desde a chegada do game no sistema operacional e só lançou o battle royale oficialmente na Play Store em março, relutando contra as taxas cobradas pela Google. Assim como a Apple, a empresa cobra uma tarifa de 30% em cima das transações realizadas por aplicativos.

Fortnite também está na Galaxy Store

O jogo de battle royale da Epic Games também está sendo distribuído normalmente por meio da Galaxy Store, a loja de aplicativo para celulares da Samsung. Como a plataforma não possui restrições para pagamentos externos, Fortnite não foi retirado da loja.

- Continua após a publicidade -


(Imagem: Galaxy Store/Captua de tela)

Além disso, a Samsung também mantém uma boa relação com a Epic Games. A dona dos celulares Galaxy ajudou a companhia a trazer Fortnite para o Android e lançou os primeiros celulares otimizados para o game no sistema operacional.

Briga de gente grande

O banimento de Fortnite foi consequência de uma espécie de protesto da Epic Games. Assim como acontece no PC, a empresa não está satisfeita com as taxas cobradas pelas lojas de aplicativos e resolveu desafiar Apple e Google lançando um meio de pagamento próprio no battle royale.


Epic Games lançou um método de pagamento próprio para rivalizar com Apple e Google(Imagem: Epic Games/Reprodução)

A Epic Games estava ciente que o jogo seria retirado do ar por causa das políticas de uso das plataformas e abriu processos contra as duas empresas. Enquanto a ação legal contra a Apple pretende enquadrar a App Store como monopólio, a desenvolvedora acusa a Google de práticas anticompetitivas no Android por favorecer o uso da Play Store.

- Continua após a publicidade -

Além disso, a desenvolvedora iniciou o movimento Free Fortnite, que visa ganhar apoio do público para trazer o jogo de volta às lojas. Segundo Tim Sweeney, o comandante da Epic Games, o objetivo da briga é garantir que as empresas vão diminuir as taxas não apenas para a Epic Games, mas também para outras desenvolvedoras. Até o momento desta notícia, o jogo ainda estava fora do ar no iOS e continuava indisponível para download na Play Store.

Via: GSM Arena, Mundo Conectado, The Verge
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.