Créditos: Divulgação/Sony

PlayStation 5 estaria com dificuldades de rodar os jogos na resolução 4K nativa [Rumor]

Insiders da indústria relatam algumas reclamações por parte das desenvolvedoras, que estariam optando por técnicas como upscale para levar o 4K ao console
Por Pedro Henrique 13/08/2020 20:13 | atualizado 13/08/2020 20:13 Comentários Reportar erro

Em breve, tanto Xbox Series X e PlayStation 5 devem ser lançados ao consumidor. A Microsoft vem adotando uma abordagem mais tradicional com seu novo console, destacando o poderio de fogo com processador e chip gráfico de alto desempenho, enquanto a Sony está se concentrando em oferecer um SSD de última geração e uma CPUGPU de frequência variável. Entretanto, essas diferenças estão sendo uma dor de cabeça para algumas produtoras.

Recentemente, Dusk Golem, também conhecido como AestheticGamer, um dos insiders da indústria dos jogos que traz diversos rumores já confirmados relacionados com a Capcom, fez algumas considerações sobre o que está sendo dito por trás dos bastidores da produção de Resident Evil Village. Além de trazer informações sobre o novo título da Capcom, Golem comentou também sobre outros games que estão em desenvolvimento para os consoles de próxima geração.

Ao responder uma dúvida de um seguidor sobre a chegada do novo jogo da franquia Resident Evil ao PlayStation 5, Golem comenta que o game deverá ser lançado no console da Sony sem nenhum problema. O insider se estendeu em suas informações, e fez algumas observações adicionais sobre como os consoles devem chegar ao mercado em breve.

Segundo ele, existe a possibilidade do PlayStation 5 chegar ao mercado como um videogame mais caro e com menos desempenho em relação ao Xbox Series X. Golem também afirma que esse nível de performance inferior estaria trazendo várias dificuldades para os produtores levarem seus jogos para o console da Sony em resolução 4K nativa.

- Continua após a publicidade -

Com isso, as desenvolvedoras estariam optando por levar seus jogos ao PlayStation 5 com o "4K falso". Para isso, quem estaria desenvolvendo jogos para o console da Sony estariam utilizando técnicas como checkerboarding ou upscaling. Sobre o videogame da Microsoft, Golem afirma que o Xbox Series X isso não estaria enfrentando esse tipo de problema.

Jeff Grubb, outro jornalista ligado ao mercado de jogos, também trouxe mais informações sobre a produção dos futuros jogos next-gen. Em entrevista concedida ao canal Basement Radio Arcade Podcast, o insider relata que as desenvolvedoras estão criticando a maneira como a Sony disponibiliza acesso ao hardware de seu console, e que isso deverá ser um problema no início de geração.

[...]Isso poderá, ao menos no lançamento, ser problemático, a ponto de você começar a receber histórias da Digital Foundry ou qualquer coisa que diga "Sabe, a versão PS5 é realmente meio estranha"[...]

Por fim, só teremos a resposta disso a partir do final desse ano, quando ambos os consoles serão lançados. O Xbox Series X já está confirmado para chegar ao mercado em novembro, enquanto a Sony ainda não revelou a data de lançamento do PlayStation 5.

- Continua após a publicidade -

Fonte: WCCFTech, Eurogamer
  • Redator: Pedro Henrique

    Pedro Henrique

    Formado em Informática e tecnólogo em Jogos Digitais, amante de games (principalmente os de corrida), curte uns hardwares e assim como Pink e o Cérebro, buscando o plano para dominar o mundo.

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.