Créditos: PCWorld

Novo update no Windows 10 vai deixar escolher qual GPU usar em cada aplicativo

Sistema vai escolher automaticamente, mas usuário também vai ter a opção de definir

A Microsoft está preparando um novo update para o Windows 10 - que já está sendo distribuído aos Insiders - que vai permitir escolher qual GPU usar pra renderização de determinados programas. Claro que a novidade interessa para quem tem mais de uma GPU no computador, na maioria dos casos sendo uma integrada do processador e uma dedicada que oferece mais performance. 

A ideia é que o Windows vai escolher automaticamente, por padrão, qual GPU usar. Assim, aplicativos que exigem menos performance de gráficos poderiam ser renderizados diretamente pela sua GPU integrada, ajudando a economizar energia. No caso de um programa mais pesado, como um jogo, é claro, a GPU dedicada entraria em ação, para garantir que você não vai ter nenhuma perda de performance.

Alternativamente, você pode determinar por si qual é a GPU "de alta performance" nas configurações. É possível ainda definir manualmente qual GPU prefere para renderizar um ou mais apps específicos, no caso do Windows estar fazendo uma escolha automática que você discorde por qualquer motivo. E o processo de fazer a escolha parece bem fácil, conforme mostram as capturas de tela abaixo, feitas pela própria Microsoft para ilustrar:

Essa atualização, no entanto, deve levar um tempo ainda para chegar para todo mundo. Ela começou a ser distribuída nessa semana no programa Windows Insider, onde apenas pessoas que se registraram recebem updates antes do público geral, para ajudar na fase de testes. Mas não é só isso, além de ainda estar na fase Insider, o update começou agora a ser distribuído no Dev Channel, que é ainda o primeiro canal de testes do programa. Ela vai passar ainda pro Beta Channel, pro Preview Channel e só depois, se não for encontrado nenhum problema, ser distribuída pras builds mainstream do Windows 10.

- Continua após a publicidade -

Quem tiver interesse em participar do Windows Insider, no entanto, pode fazer isso com grande facilidade e de graça. O Mundo Conectado tem um tutorial que mostra como faz.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Mundo Conectado Fonte: Blog do Windows
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.